Hora de reagir! Fluminense pode igualar pior sequência de derrotas no Brasileirão




FOTO DE LUCAS MERÇON / FLUMINENSE FC



Fluminense completa um mês de jejum e pode igualar pior sequência de derrotas no Brasileirão

Em crise e na lanterna do Brasileirão, o Fluminense parece não encontrar uma luz no fim do túnel para sair do fundo do poço. O Tricolor completou um mês sem vitória e amarga uma sequência de cinco derrotas consecutivas. Em caso de novo resultado negativo diante do Grêmio, domingo (30), igualará a pior marca de sua história no campeonato.

A última vitória do Fluminense foi no dia 29 de maio. Ou seja, há um mês. Na ocasião, o Tricolor venceu o Alianza Lima, do Peru, por 3 a 2, no Maracanã, pela Libertadores. Mesmo assim, ainda sofreu para vencer e não parecia encontrar soluções para as deficiências defensivas, como a bola aérea. Desde então, foram seis jogos, um empate e cinco derrotas.

Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor!

Após a vitória sobre o time peruano, o Fluminense obteve um frustrante empate com o Juventude, dentro do Maracanã. O Tricolor vencia por 1 a 0, quando o goleiro Fábio errou um passe e entregou a bola no pé do adversário para bater com o gol vazio. Em seguida, o Tricolor foi derrotado pelo Botafogo por 1 a 0 e pelo Atlético-GO, de virada, por 2 a 1, no Maracanã. Foi o estopim da torcida com o técnico Fernando Diniz.

O Fluminense ainda manteve o técnico Fernando Diniz por mais dois jogos antes de desligá-lo. O Tricolor foi derrotado pelo Cruzeiro por 2 a 0, fora de casa, e pelo Flamengo, por 1 a 0, no Maracanã. Fim da linha para o treinador, que foi substituído por Marcão. Entretanto, pouca coisa parece ter mudado. Os problemas se repetiram, e o Flu sofreu uma dura derrota para o Vitória por 1 a 0, em casa.

Embora tenha conquistado vitórias pela Libertadores e Copa do Brasil em meio aos jogos do Brasileirão, o Fluminense não vence na competição há mais de dois meses. A última vitória (e única no campeonato até o momento) aconteceu no dia 20 de abril, contra o Vasco, no Maracanã. Desde então, disputou nove jogos, sofreu sete derrotas e dois empates.

A inoperância ofensiva do Fluminense tem sido um fator crucial para a queda de desempenho neste ano. Nos últimos seis jogos, marcou apenas duas vezes (um no empate com o Juventude e outro na derrota para o Atlético-GO). O Tricolor não chutou a gol nos clássicos contra o Botafogo e Flamengo, além de também ter passado em branco contra o Cruzeiro e Vitória.

Essa é a pior sequência de derrotas do Fluminense no Brasileirão desde 2003. Na época, o Tricolor sofreu seis derrotas consecutivas na competição sob o comando de três técnicos diferentes: duas com Gilson Gênio, três com Joel Santana e uma com Renato Gaúcho. Naquela edição, ainda com 24 clubes, o Flu brigou contra o rebaixamento até o fim e terminou em 19º lugar com 52 pontos (22 derrotas em 46 jogos).

A sequência sem vitórias em 2003 ainda permaneceu após sofrer seis derrotas consecutivas. O Fluminense deu fim a série após empatar com o Cruzeiro (2 a 2), mas em seguida perdeu para o Fortaleza (3 a 1) e empatou com o Criciúma (1 a 1), antes de vencer o Corinthians por 2 a 0, com gols de Rodolfo e Sorato, no Maracanã, no dia 13 de agosto. O jejum no campeonato durou um mês e sete dias.

10/07/2003 – Ponte Preta 3 x 0 Fluminense – Técnico: Renato Gaúcho
13/07/2003 – Fluminense 1 x 3 São Paulo – Técnico: Gilson Gênio
16/07/2003 – Coritiba 3 x 0 Fluminense – Técnico: Gilson Gênio
19/07/2003 – Fluminense 1 x 4 Santos – Técnico: Joel Santana
24/07/2003 – São Caetano 2 x 0 Fluminense – Técnico: Joel Santana
27/07/2003 – Juventude 2 x 1 Fluminense – Técnico: Joel Santana

VEJA AINDA:

“Apoie o nosso trabalho e nos ajude a ampliar cada vez mais os nossos serviços gratuitos! Há quase dez anos, o Explosão Tricolor leva ao público um jornalismo colaborativo e independente. Para continuar nosso trabalho de forma crescente, contamos com a ajuda do nosso público.”

Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com