Fluminense atual tem aproveitamento menor que em 2009; confira as contas para escapar do rebaixamento




Fábio (FOTO DE MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE FC)



Na última colocação do Campeonato Brasileiro com apenas sete pontos, o Fluminense tem em sua história o seu próprio exemplo de superação para seguir. Em 2009, o time de guerreiros chegou a ter 90% de chances de ser rebaixado, mas conseguiu escapar com uma arrancada histórica. No entanto, na atual temporada, o tricolor possui um aproveitamento menor que a equipe de 15 anos atrás.

O Fluminense vive um momento mais do que delicado no Campeonato Brasileiro. O tricolor é o lanterna da competição com apenas sete pontos conquistados — são nove derrotas, cinco empates e uma vitória em 14 jogos. O início desta edição de Brasileirão é tão abaixo do esperado que consegue ser pior do que a campanha de 2009, ano em que o clube se livrou do rebaixamento na última rodada.

Após 14 rodadas em 2009, o Fluminense estava na 19ª colocação, com 11 pontos ganhos, em uma campanha de duas vitórias, cinco empates e sete derrotas. A equipe ficou na última colocação do Campeonato Brasileiro pela primeira vez na 16ª rodada, quando perdeu para o Athletico por 1 a 0 e seguiu com 11 pontos.

Na virada do turno de 2009, o time tricolor tinha apenas 15 pontos conquistados e, naquele ano, se livrou do rebaixamento apenas na última rodada da competição, após um empate com o Coritiba, no Couto Pereira. Para não repetir o drama, é ideal que o Fluminense termine o primeiro turno com uma pontuação maior que 2009 — para isso, a equipe treinada por Mano Menezes precisa fazer mais nove pontos, em 15 disputados.

Outro exemplo que o Fluminense pode seguir é o do Bahia no ano passado, que terminou o Brasileirão de 2023 na 16ª colocação. Na virada do turno, o Tricolor de Aço tinha 18 pontos conquistados e, para isso, o time carioca precisa fazer 11 pontos, em 15, para ter a mesma pontuação do primeiro time fora do Z4 da última temporada.

Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor!

É bem verdade que a situação do Fluminense não está nada boa. De acordo com a Bola de Cristal do Brasileirão, chegou a 84,3% de chances de rebaixamento, após o empate contra o Internacional. Além disso, na história do Brasileiro dos pontos corridos, apenas um time que teve uma vitória ou menos até a 14° rodada não foi rebaixado — o Ceará, em 2018, conseguiu escapar.

O Fluminense volta a campo no próximo domingo, às 16h (de Brasília), para enfrentar o Fortaleza, na Arena Castelão, em busca de uma recuperação na competição. No entanto, de acordo com a Bola de Cristal, o time cearense é o favorito para vencer o confronto com 56,57%, contra 14,63%. A probabilidade de empate é de 28,81%.

VEJA AINDA:

“Apoie o nosso trabalho e nos ajude a ampliar cada vez mais os nossos serviços gratuitos! Há quase dez anos, o Explosão Tricolor leva ao público um jornalismo colaborativo e independente. Para continuar nosso trabalho de forma crescente, contamos com a ajuda do nosso público.”

Por Explosão Tricolor / Fonte: O Globo

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com