Fábio falha e Fluminense perde




FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

Fábio falha e Fluminense perde (por Lindinor Larangeira)

Fábio tem crédito? Claro que tem. Porém, o experiente goleiro tem demonstrado muita irregularidade e insegurança nesta temporada. As falhas em Caxias do Sul, conjugadas a péssima partida do time no jogo da volta, nos custou uma eliminação inaceitável na Copa do Brasil.

Na noite fria de Curitiba, mais uma falha do nosso arqueiro nos coloca em desvantagem para o jogo de volta da Libertadores.

O time, se não foi brilhante, não teve uma má atuação. Até a saída de Martinelli, controlava o jogo. Com a equivocada entrada de Keno, o Fluminense perdeu o meio campo e o Grêmio levou algum perigo ao gol de Fábio até o final da primeira etapa.

No segundo tempo, com a saída de Keno e as entradas de Lima e Bernal, o Fluminense voltou a controlar a partida, abrindo o placar em lançamento perfeito de Ganso, para a conclusão precisa de Lima.

Ao Grêmio só restava a pressão. O Fluminense recuou e foi castigado numa infelicidade do garoto Esquerdinha. O pênalti foi bem marcado, por um árbitro que conduziu a peleja com correção.

O time gaúcho já jogava uma partida de Libertadores, enquanto o Fluminense acuado, errava nos momentos de roubada de bola e não conseguia gerar contra-ataques. A virada veio em mais uma falha de Fábio.

Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor!

Essa derrota deve botar água no moinho da turma que diz: “Tem que abandonar as Copas e focar no Brasileirão”. Esse é um pensamento pequeno, que me traz a lembrança dos tempos sombrios das gestões desastradas e desastrosas de Peter e Abad. Uma época em que o objetivo era a permanência na série A. Algo que para um clube da grandeza do Fluminense é obrigação.

Ainda dá para chegar às quartas da Libertadores? Creio ser difícil, mas não impossível. A primeira coisa é deixar o pensamento pequeno de lado. Ter atitude, postura de time grande e jogar um jogo de Libertadores.

O Grêmio, certamente virá com três zagueiros, jogando atrás da linha da bola, picotando o jogo e apostando na bola longa para a velocidade de Soteldo.

Por isso, além da atitude, o Fluminense tem que ter poder de fogo, efetividade. Isso quer dizer, presença de área. Se a opção urgente do centroavante clássico ainda não chegou, que Cano recupere, ao menos, 60% da eficiência do ano passado e faça a diferença.

Kauã Elias tem muito potencial, mas como todo jovem, vai oscilar. Quem não pode oscilar agora é a nossa torcida. Temos que transformar o Maracanã no nosso alçapão, lotando o estádio e jogando junto nos 90 minutos. Seja no Brasileirão ou na Libertadores.

Sábado é jogar como uma decisão e na próxima terça-feira, jogar a decisão.

Vamos, Fluzão, vamos ganhar! Do Corinthians e do Grêmio.

PS1:  Alex Arce seria uma opção bem interessante de centroavante.

PS2: Um bom goleiro, ainda nessa janela, tem que vir como sombra de Fábio.

PS3: Daqui pra frente, qualquer jogo do Fluminense apitado por Daronco ou Claus, tem que ser considerado atitude hostil em relação ao clube.