Meia ou atacante? Comentarista explica posição do Canobbio




Foto: Lucas Merçon / Fluminense F.C.

Meia ou atacante? Comentarista explica posição do Canobbio

Agustin Canobbio chegou ao Fluminense sob forte expectativa de formar um ataque junto com Arias e Kauã Elias. Atacante, no entanto, não é exatamente como o próprio jogador uruguaio se enxerga em campo.

Revelado no Fénix e com passagens pelo Peñarol, ele explicou na coletiva de apresentação que exerce a função do que chamam de “volante” no Uruguai, que não tem o mesmo significado que no Brasil.

– Muita gente aqui me coloca como atacante. Eu não sei bem como falam aqui. Eu jogo no meio por fora. Às vezes colocam como ponta. Eu constantemente ajudo atrás na defesa, chegando no ataque. Acho que sou mais um 8 atuando por fora. Não sou um meia, camisa 10. Jogo no meio-campo, aqui volante colocam como 5. Não sou 100% atacante, gosto de estar dentro da área, fazer o gol, dar assistência. Me cobro de, dentro do possível, estar chegando nas duas áreas – afirmou Canobbio.

O uruguaio se firmou e ganhou visibilidade, ao ponto de chegar à seleção do Uruguai, jogando aberto pela direita ou pela esquerda. Ele acredita que o perfil de atacante no setor que ele joga é diferente do dele, jogadores mais altos e mais leves, um porte físico oposto.

Apesar de se posicionar mais aberto, ele tem características de meia, com chegada na área e recomposição, marcação forte, recuperação de bola e intensidade nas transições. O mapa de calor dele durante o Brasileirão de 2024 mostra um jogador que se movimenta por todos os lados.

Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor

– No Uruguai, o volante é um integrante da linha do meio campo, seja pelo lado ou por dentro. O cara que vai formar um dos elementos daquele setor. É normal a gente ouvir, por exemplo, em análises em espanhol, alguém falar “o volante esquerdo”, “o volante direito” se referindo aos jogadores que atuam mais pelos lados do campo. A posição dele [Canobbio] é essa mesmo. Jogar pelo lado, extremo, foi assim que ele surgiu no futebol, e acho que tem muito a ver com a forma como os uruguaios encaram – analisou o comentarista Rodrigo Coutinho, do Sportv.

Canobbio se diz confortável em atuar em qualquer uma das funções de meio, seja mais aberto ou até mesmo mais centralizado, como já fez por vezes no Athletico-PR e também na seleção do Uruguai.

A versatilidade traz alternativas para Mano Menezes de acordo com as necessidades do time. A finalização das jogadas é ainda um quesito a evoluir para o camisa 17.

– Ele é um cara muito bem dotado no aspecto físico, consegue correr muito e não se cansa tanto. É um jogador que vai te entregar volume pelo lado, buscar esse tipo de jogada não só linha de fundo, mas na direção da área. Ele pode melhorar essa terminação das jogadas, ser mais refinado ali para agir em situação com pouco espaço – concluiu Coutinho.

Com Canobbio à disposição, o Fluminense volta a campo nesta quinta-feira para enfrentar a Portuguesa pela quarta rodada do Campeonato Carioca, às 21h30, no Estádio Luso-Brasileiro. A partida marca a estreia do elenco principal sob o comando de Mano.

VEJA AINDA:

“Apoie o nosso trabalho e nos ajude a ampliar cada vez mais os nossos serviços gratuitos! Há dez anos, o Explosão Tricolor leva ao público um jornalismo colaborativo e independente. Contamos com o apoio de todos vocês!”