A disputa pelo Brasileirão, mas sem esquecer da Libertadores e Sul-Americana




Torcida do Fluminense no Maracanã (Foto: Vinicius Toledo / Explosão Tricolor)

A disputa pelo Brasileirão, mas sem esquecer da Libertadores e Sul-Americana

Definitivamente, o Brasileirão 2025 promete muito equilíbrio. Sempre mantendo a sua regularidade competitiva, o Palmeiras comandado pelo técnico Abel Ferreira já lidera a competição de forma isolada, com 13 pontos. Na cola da equipe alviverde, aparecem o Flamengo, com 11, e Fluminense e Red Bull Bragantino, ambos com 10 pontos.

Com um jogo a menos, e na quinta colocação, com 7 pontos, o Ceará poderá entrar no G4 (zona de classificação direta para a Conmebol Libertadores 2026), caso vença o Bahia, na Arena Fonte Nova, em duelo de encerramento da quinta rodada. Utilize o código promocional Betclic para deixar o seu palpite. Da sexta a décima colocação, os seguintes times estão com 7 pontos: Corinthians, Cruzeiro, Vasco da Gama, Juventude e São Paulo. Vale lembrar que a quinta e a sexta colocação dão vagas para Pré-Libertadores.

Atual campeão da Conmebol Libertadores, o Botafogo amarga a décima quarta colocação, ou seja, três posições acima da zona de rebaixamento. No momento, a zona indesejada conta com as presenças do Santos, do Neymar, Grêmio, Bahia e Sport.

O Brasileirão terá uma pausa no meio da semana para a disputa das competições continentais: Copa Libertadores e Copa Sul-Americana. Certamente, as comissões técnicas terão que montar boas estratégias, inclusive, na questão física. Com jogos praticamente de três em três dias, a necessidade de rodar o elenco é praticamente uma obrigação. 

No caso do Fluminense, o time de guerreiros vai enfrentar o Unión Española, do Chile, em Santiago. O Tricolor é o líder isolado do grupo F da Copa Sul-Americana, com 6 pontos. Já o Palmeiras defenderá a liderança do grupo G da Libertadores diante do Bolívar, da Bolívia, na temida altitude de La Paz (3.650 m), ou seja, uma compromisso bastante complicado. Outro que não terá vida fácil é o Flamengo, que vai encarar a LDU, do Equador, na altitude de Quito (2.850 m), em jogo de vida ou morte, pois o Rubro-Negro está na terceira colocação do grupo C da Libertadores, com 3 pontos.

Dos times do G4, apenas o Red Bull Bragantino não disputa uma competição continental em 2025. Sendo assim, a equipe do interior paulista terá uma semana livre para treinar, ou seja, um fator que poderá ser um diferencial na próxima rodada do Brasileirão.