Fluminense segue bem posicionado na classificação geral da Copa Sul-Americana




Copa Sul-Americana

Fluminense segue bem posicionado na classificação geral da Copa Sul-Americana

Apesar do frustrante empate com o Unión Española, do Chile, o Fluminense segue invicto e na liderança isolada do grupo F da Copa Sul-Americana, com 7 pontos. Vale lembrar que o Tricolor das Laranjeiras disputou a partida com um time alternativo, inclusive, com alguns moleques de Xerém.

Logo atrás do Fluminense está o Once Caldas, da Colômbia, com 6 pontos. Em terceiro, o Unión Española está com 2 pontos. Na lanterna, o GV San Jose, da Bolívia, com apenas 1 ponto. Na próxima rodada, o Tricolor vai enfrentar a equipe boliviana, em La Paz. Já o Once Caldas receberá o Unión Española, em Manizales.

Sendo assim, o Fluminense terá que vencer o GV San Jose na altitude boliviana de 3.650 metros para não correr o risco de perder a liderança do grupo. É válido lembrar que apenas o primeiro colocado do grupo avança diretamente às oitavas. Já o segundo colocado vai enfrentar um dos terceiros colocados da fase de grupos da Copa Libertadores em dois jogos que valerão uma vaga para as oitavas.

Classificação geral

O Fluminense segue bem posicionado na classificação geral. No momento, o Tricolor é o segundo colocado. O Huracán, da Argentina, está  empatado com os tricolores em número de pontos, saldo de gols, total de número de gols marcados e número de gols marcados como visitante. Sendo assim, com base no quinto critério de desempate, conforme consta no regulamento da competição continental, o Fluminense leva a vantagem em relação aos argentinos por estar melhor colocado no Ranking de Clubes da CONMEBOL divulgado no dia 16 de dezembro de 2024.

No entanto, o Fluminense pode cair até duas posições nesta quinta-feira. A Universidad de Quito, do Equador, que enfrentará o Defensa y Justicia, da Argentina, em Quito, poderá ultrapassar o Tricolor, caso obtenha uma vitória por quatro gols de diferença. Também nesta quinta, Godoy Cruz, da Argentina, e Grêmio, se enfrentarão na Província de Mendoza. Os dois times estão com 6 pontos, ou seja, basta ter um vencedor para ultrapassar o Fluminense na classificação geral. Em caso de empate, nenhum dos dois ultrapassará o Tricolor.

LEIA TAMBÉM: Coluna: Faz parte do jogo (por Vinicius Toledo)

A classificação geral entre os líderes do grupo é de extrema importância, pois define a questão dos mandos de campo nas oitavas, quartas e semifinais. A final ocorrerá em jogo único, na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, no dia 22 de novembro.

  • Mushuc Runa (Equador) – 9 pontos / Saldo: +4 / Gols Pró: 7
  • Fluminense (Brasil) – 7 pontos / Saldo: +6 / Gols Pró: 7
  • Huracán (Argentina) – 7 pontos / Saldo: +6 / Gols Pró: 7
  • Guaraní (Paraguai) – 7 pontos / Saldo: +3 / Gols Pró: 7
  • Godoy Cruz (Argentina) – 6 pontos / Saldo: +4 / Gols Pró: 4
  • Atlético-MG (Brasil) – 5 pontos / Saldo: +4 / Gols Pró: 5
  • Lanús (Argentina) – 5 pontos / Saldo: +3 / Gols Pró: 5
  • Universidad de Quito (Equador) – 4 pontos / Saldo: +1 / Gols Pró: 3

Critérios de desempate:

  • 1º critério: Maior saldo de gols. A diferença de gols é obtida subtraindo os gols marcados a partir de gols sofridos.
  • 2º critério: Se o saldo de gols for igual, o clube que tiver marcado o maior número de gols será o classificado.
  • 3º critério: Persistindo o empate, a posição será definida em favor do clube com maior número de de gols marcados jogando como visitante.
  • 4º critério: Persistindo o empate, a posição será definida em favor do clube melhor posicionado no Ranking de Clubes da CONMEBOL em 16 de dezembro de 2024.
  • 5º critério: Sorteio
Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor

VEJA AINDA:

“Apoie o nosso trabalho e nos ajude a ampliar cada vez mais os nossos serviços gratuitos! Há dez anos, o Explosão Tricolor leva ao público um jornalismo colaborativo e independente. Contamos com o apoio de todos vocês!”