
Coletiva completa do técnico Renato Gaúcho após o empate com o Borussia Dortmund
Confira todas as perguntas e respostas da entrevista coletiva do técnico Renato Gaúcho após o empate do Fluminense em 0 a 0 com o Borussia Dortmund, na tarde desta terça-feira, no MetLife Stadium, em Nova Jersey, pela 1ª rodada do Grupo F do Mundial de Clubes da FIFA:
Empate com o Borussia Dortmund
“A equipe fez uma grande partida, merecia até vencer pelas chances que criamos. Futebol é assim mesmo. Importante é que fizemos um grande jogo contra uma equipe poderosa. Isso dá uma confiança ainda maior para o próximo jogo.
Talvez tenha faltado calma e tranquilidade para finalizar e sair com a vitória. Como disse o Arias, muita gente ficou surpresa, mas eu não. Preparei o time para ganhar, jogar para dentro e tirar os espaços, sempre com respeito. Jogamos o tempo todo para frente, em busca do gol. Estou bastante feliz e orgulhoso com o que a equipe produziu diante de um adversário muito poderoso.”
+ Notas das atuações: Fluminense 0 x 0 Borussia Dortmund
Próximos jogos pelo Mundial
“Continuar treinando. Uma exibição desse tamanho diante de um adversário tão poderoso dá mais confiança. Eu falei para eles se divertirem, jogarem futebol, respeitarem o adversário sempre focados. O que tem para melhorar é ter maior tranquilidade nas conclusões para que a gente possa conseguir a vitória e dar um passo importante para a classificação. Sabemos que não vai ser fácil, vai ser complicado. Tenho certeza de que na próxima a gente vai criar e conseguir concluir para fazer os gols que a gente precisa.”
Formação com três volantes
“Sim, a gente treinou bastante, eu falei que eu trabalhei bastante a parte tática nesses dias, foi dessa forma que nós treinamos. A gente já fez alguns jogos também com esse formato no Campeonato Brasileiro e a equipe se comportou muito bem, porque é uma equipe que muita gente acha que tem três volantes, mas os volantes saem para o jogo.”
Então a gente tem a marcação, fica um time forte na marcação no meio, protegem bem a nossa defesa e sabem jogar. Nós hoje enfrentamos um adversário perigoso, forte, não demos muitas oportunidades e criamos situações de gols. A equipe fica bastante protegida dessa forma, a gente tem o nosso plano B também com o Ganso, eu converso bastante com ele, tem horas e horas para ele jogar.
Coluna: A estreia do gigante Fluminense Football Club no Mundial (por Vinicius Toledo)
Hoje era uma partida que a gente sabia que ia ser muito difícil, a gente precisava de uma marcação mais forte no meio. Foi o que aconteceu, nos comportamos muito bem e acredito que a gente tem esses dois esquemas, dependendo do adversário. Dependendo do que a gente precisa, a gente usa o plano A ou o plano B.
Atuação do Fluminense comprova que futebol não é só investimento?
“Nem sempre é o investimento, sem dúvida alguma. Tem muitos clubes que financeiramente são muito superiores a gente, mas aí no campo são 11 contra 11. E aí depende muito da atitude dos teus jogadores, e a atitude dos meus jogadores me encheu de orgulho. Agora mesmo eu estava falando com o presidente no vestiário, ele estava bastante feliz também pelo que a equipe produziu.
Não adianta muitas vezes você ter um time muito caro e achar que você vai ganhar no grito, vai ganhar na camisa, vai ganhar em contratações caras. Agora por outro lado, sem dúvida alguma, no momento que você tem os cofres cheios para contratar, traz também jogadores de qualidade que fazem a diferença na hora do vamos ver.
Então faltou aquele pouquinho de tranquilidade. Um pouquinho mais de vontade de fazermos o gol. Eu acredito que a gente poderia ter sido aqui com os três pontos, mas isso não tira o mérito do time, do nosso grupo pelo que eles fizeram hoje dentro do campo, porque a gente enfrentou uma grande equipe.
+ Técnico do Borussia Dortmund surpreende ao analisar empate com o Fluminense
A gente sabe que muita gente fala que há os favoritos para a próxima fase, o Fluminense e o Borussia. Eu falei ontem também na entrevista que eu não concordo com isso. Eu acho que você deu o exemplo, não adianta só a parte financeira. Depende da atitude do teu time dentro do campo.
Então hoje a gente conseguiu um bom resultado, poderíamos ter conseguido a vitória, não veio. Mas a gente sabe que o próximo adversário também é perigoso, o próximo adversário é difícil, porque eles também têm a ambição de passar para a próxima fase. Então a gente vai procurar descansar agora.
Seja o primeiro a comentar