Fluminense: “Pelo amor de Deus, Zubeldía, Soteldo não!”




Soteldo e Zubeldía - FOTO: MARINA GARCIA / FLUMINENSE F.C.
Soteldo e Zubeldía - FOTO: MARINA GARCIA / FLUMINENSE F.C.

Sport 2×2 Fluminense

Fluminense: “Pelo amor de Deus, Zubeldía, Soteldo não!” (por Lindinor Larangeira)

Se com Raphael Claus no apito, o Fluminense Football Club raramente consegue um resultado positivo, com ele e Soteldo em campo, vencer é quase impossível. E o tricolor sofreu o castigo no último segundo de um jogo de muita transpiração e pouquíssima inspiração.

Árbitro de Copa do Mundo e tecnicamente muito capacitado, Claus teve, talvez, a atuação mais confusa de um juiz no Brasileirão. Até agora, não sei se foi ele ou a equipe do VAR que mediou a partida. Pelas inúmeras lambanças feitas na Ilha do Retiro, merecia um gancho até o final do campeonato.

A diretoria do Fluminense vai calar mais uma vez? Cadê a “defesa institucional” , compromisso de campanha, presidente?

Raphael Klaus
Raphael Klaus

Mas não foi o juiz quem contratou Soteldo e Otávio…

Até o momento, Soteldo tem se demonstrado um ex-jogador em atividade. Certamente, já é uma das piores contratações da história do clube. Dinheiro, aliás, uma fortuna jogada fora. E o candidato da situação ainda reclama quando dizem que “a diretoria do Fluminense rasga dinheiro”.

Parece até o “sensível” Otávio, que reclama das vaias da torcida. Aliás, depois dessa declaração bizarra, esse jogador deveria treinar em separado. Mas como ganhou o melhor plano de previdência do mercado, o Flu Prev, o pereba tem o restante da temporada e mais três longos anos de contrato. Grande negócio para o Galo, que se livrou dele e trouxe em seu lugar Alexsander.

Quem escala também é responsável

Creio que, mesmo sem ter redes sociais, o treinador já deve ter percebido a reação da torcida a esses dois jogadores. Muito mais do que isso, a indigência técnica e física de suas atuações. Zubeldía não pode comprometer o início de trabalho com opções “para manter o vestiário”. Um dos motivos da saída de Renato talvez tenha sido esse.

Sobre os dois jogadores em questão, alguém vai se responsabilizar pelas contratações? Ou a narrativa vai ser que “foram pedidos de Mano e Renato”?

Fluminense está definido para enfrentar o Sport
Foto: FluTV

Por que a CBF ainda não trouxe o equipamento semi automático?

O jogo foi um dos piores do Brasileirão, com o lanterna tentando jogar e tendo dificuldades para conseguir o intento, e os visitantes no modo marcha lenta. Do lado tricolor, Acosta foi, novamente, o mais lúcido. Martinelli também esteve bem.

Freytes teve outra partida sólida, salvando um gol certo, além de ter sido o melhor passador do time. Fábio foi quase um espectador privilegiado, tal a fragilidade de um time que está mais para bichano, do que para leão.

No final, em lance polêmico, a meu ver, irregular, a linha traçada pelo VAR validou o gol de empate. Aí, me pergunto: por que uma entidade milionária, como a CBF não adquiriu ainda o equipamento semi automático? O olhar humano é falho e um mísero frame pode definir um resultado. Mas nada justifica o vacilo de Soteldo, que permitiu o cruzamento na área.

Como nem tudo foi ruim, o empate com sabor de derrota colocou o Fluminense no 7° lugar, o que deve ser suficiente para dar vaga na fase prévia da Libertadores.

PS: Agora é vencer ou vencer o Galo