VARgonha!



VAR

Mirassol 2×1 Fluminense – Brasileirão 2025

VARgonha (por Lindinor Larangeira)

Mais uma vez, a arbitragem de vídeo roubou a cena. E por tabela, o Fluminense Football Club também. Não bastassem os erros absurdos da rodada do final de semana, o que se viu na noite de quarta-feira, na pequena Mirassol, foi mais um espetáculo vergonhoso. Ou se preferirem, VARGONHOSO.

Antes de qualquer análise da intensa partida entre Mirassol e Fluminense, a premissa é uma só: a equipe do VAR interferiu diretamente no resultado.

Anulação absurda do gol

No primeiro tempo, o jogo era muito disputado, com mais volume do time da casa e melhores oportunidades para os visitantes. O momento capital foi quando, após o árbitro validar o golaço de Lucho Acosta, aceitando a interferência do VAR, o árbitro anulou o gol.

A decisão, baseada em suposta falta na origem do lance, desestabilizou o time, que perdeu a concentração, tomando um gol em falha coletiva do sistema defensivo.

Faltou bom senso da equipe do VAR e coragem do árbitro. Bastava ter percebido a reação do jogador que teria sofrido a infração e de todo o time do Mirassol. O jogador do Leão Caipira tropeçou na bola. Se houve falta, foi da pelota…

Fluminense foi derrotado por 2 a 1 pelo Mirassol
Foto: Lucas Merçon / Fluminense FC

Sobre o jogo

Além das falhas nos gols, o segundo uma sucessão de erros grotescos de Freytes e Thiago Silva. Da péssima partida de Hércules e do jogo bem abaixo do padrão, apesar do gol de oportunismo de Martinelli, em jogada ensaiada, é visível a melhora do time.

Jogada ensaiada e compactação das linhas eram coisas que não se viam nos tempos de Renato. Mas Zubeldía tem que perceber e corrigir muito ainda. O esquema com três atacantes, por exemplo, ficou nítido ontem, que só funciona com a dedicação tática de Serna e Canobbio. Na ausência de um deles, por que não jogar com uma linha de quatro no meio, dando liberdade ao ótimo baixinho argentino?

No comando do ataque, vamos de JK. Cano entrou muito mal e Everaldo, bem… Lucho tem sido o motor do time. Soteldo até tentou, mas é um a menos na recomposição defensiva. Lima entrou bem e Santi errou tudo.

Germán Cano - FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

Boa reação do presidente Mário

Gostei muito da nota do presidente Mário Bittencourt em suas redes sociais. Claro, sereno e mandando a real: ou se profissionaliza a arbitragem, padroniza o VAR, ou o futebol brasileiro não vai evoluir.

Bola dentro, presida! Mas é preciso que a diretoria trabalhe ainda mais nos bastidores.

Chega de sermos prejudicados.

PS1: Renê, além de não ter jogado bulhufas, você perdeu uma excelente oportunidade de ficar calado.

PS2: Lezcano, Riquelme, Lavega, Júlio Fidélis e Davi Shuindt: mais oportunidades para esses moleques, meu caro Zuba.