As mudanças necessárias no Fluminense



Luis Zubeldía - FOTOS: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.
FOTOS: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

Mudanças no Fluminense

Acompanhe as colunas do Vinicius Toledo publicadas no Explosão Tricolor!

As mudanças necessárias no Fluminense

(por Vinicius Toledo)

Fala, galera tricolor! Tudo tranquilo? O Fluminense Football Club só entra em campo na próxima quinta-feira para encarar o Juventude. Será o primeiro de uma sequência de quatro jogos no Maracanã. É a chance de ouro de entrar de vez na z0na de classificação para a Conmebol Libertadores.

Além do time de Caxias do Sul, os outros três desafios serão os seguintes: Vasco, Internacional e Ceará. No meu entendimento, dá para pensar, no mínimo, ganhar 10 dos 12 pontos de disputados. E na sua opinião?

Sobre escalação ideal, o Luis Zubeldía terá o período data FIFA para conhecer melhor o elenco. Isso tem que ser colocado na mesa de debate. Apesar da correria desde a sua chegada, o argentino fez algumas mudanças básicas, que impactaram positivamente, como, por exemplo, a efetivação do Lucho Acosta e, consequentemente, o fim dos três volantes.

Lucho Acosta - FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.
Lucho Acosta – FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

Porém, outras mudanças precisam ser feitas. O lado esquerdo defensivo do Fluminense não é nada confiável com a dupla Freytes e Renê. Na última quarta-feira, o segundo gol do Mirassol surgiu justamente pelo lado esquerdo tricolor. Estava uma verdadeira avenida. Onde estava o Renê para combater? Freytes apareceu, mas para “entregar a paçoca”.

Alguns tricolores comentaram que o Thiago Silva também deu mole no lance. Discordo, pois o camisa três teve que se deslocar da direita para cobrir o rombo do lado esquerdo. Ele ainda deu um carrinho, mas o Freytes atrapalhou. Esse tipo de situação é muito comum nos jogos. É que o capitão acaba mascarando o problema, pois “segura a bronca”. Não à toa, ele vive estourando músculo.

O parceiro de zaga do Thiago Silva deveria ser um jogador veloz e mais seguro. Davi Schuindt surgiu bem nas oportunidades que teve. Passou segurança e não apresentou lentidão. Sendo assim, vou deixar aqui uma outra pauta para debate: não seria uma boa aposta o Fluminense atuar com três zagueiros? Thiago Silva ficaria na sobra e, consequentemente, se desgastaria menos.

Thiago Silva - Fluminense Football Club
Thiago Silva – Foto: Lucas Merçon / Fluminense F.C.

Na lateral-esquerda, não vejo uma solução. Renê não tem força para apoiar. Gabriel Fuentes até hoje não se firmou. No início, o colombiano sinalizou que poderia tomar conta da posição, mas depois da lesão no primeiro jogo da final do Carioca, ele não embalou. Sendo assim, a lateral-esquerda é principal problema do time.

Para encerrar, eu gostaria muito de ver o Zubeldía oxigenando o time na reta final de temporada. Júlio Fidélis como opção imediata do Samuel Xavier e Davi Schuindt ao lado do Thiago Silva, por exemplo, seriam um bom começo. O trio Lezcano, Lavega e Riquelme como opções imediatas também devem ser considerados. Como desprezar velocidade, intensidade e habilidade nas retas finais dos jogos? Isso é algo que não entendo…

Por hoje é só.

Forte abraço e ST