A visão tática de Zubeldía: Como Jemmes se encaixa no novo Fluminense (por Vinicius Toledo)
A diretoria do Fluminense Football Club agiu rápido no mercado e contratou o zagueiro Jemmes, ex-Mirassol, para reforçar o elenco sob o comando de Luis Zubeldía. Logo após a saída do Thiago Silva, a solidez defensiva virou prioridade nas Laranjeiras. Entender como o novo reforço se encaixa na metodologia de trabalho do treinador argentino é fundamental. Analisamos o estilo de jogo do defensor e o que a torcida tricolor pode esperar taticamente desta nova peça no tabuleiro.
Saída de bola e posicionamento

Apesar de ser destro, Jemmes tem boa capacidade para conduzir a bola pelo lado esquerdo e também para encontrar uma janela de passe aberta para os companheiros. Caso o Fluminense realmente contrate o Guilherme Arana, do Atlético-MG, o corredor esquerdo tricolor ficará muito forte, potencializando o jogo do uruguaio Agustín Canobbio, que já vem sendo peça importante nessa faixa de campo desde que chegou ao clube no início do ano.
Como Zubeldía pode utilizar o Jemmes
O técnico Luis Zubeldía poderá utilizar o Jemmes na construção de jogadas. Vale lembrar que o Mirassol se destacou no Brasileirão justamente por estimular os defensores a construírem as jogadas, ou seja, o novo reforço do Fluminense já tem o “DNA” da coragem para jogar sob pressão.
Dupla perfeita
O Fluminense precisa fazer um esforço para contratar o Nino. Com o capitão do título da Libertadores de 2023 atuando pela direita e o Jemmes pela esquerda, a zaga tricolor ficaria perfeita. Certamente seria uma das três melhores duplas de zaga do futebol sul-americano.
A chegada de Jemmes é o primeiro passo do Fluminense para equilibrar o elenco comandado pelo Luis Zubeldía. No entanto, o torcedor tricolor já projeta voos mais altos: como seria o time se nomes de peso como Gustavo Scarpa, Guilherme Arana e Hulk estivessem à disposição do comandante argentino?


