Por Vinicius Toledo
Fala, galera tricolor! Tudo tranquilo?
Gostei do esboço da escalação do Fluminense para a estreia no Carioca, contra o Madureira. O jogo será na próxima quarta-feira (14), às 19h, no Luso-Brasileiro, com transmissão do Sportv e Premiere.
ATUALIZAÇÃO EM 09/01/2026 ÀS 10h15: Embora o técnico Luis Zubeldía mantenha o mistério e não tenha confirmado a equipe nos treinos desta manhã, o Explosão Tricolor apurou que a base que deve ir a campo já está desenhada mentalmente pela comissão técnica. O mistério faz parte da estratégia, mas as peças-chave você confere abaixo.
Disputa no gol
No gol, teremos Vitor Eudes. Desde que chegou ao clube, ele costuma se sair bem quando é requisitado. O lado ruim é que Marcelo Pitaluga seguirá aguardando uma chance. Ele sempre foi visto como uma promessa e chegou a ser vendido ao Liverpool, mas a posição de goleiro é muito cruel em todos os sentidos. Sendo assim, só resta aguardar uma chance.
Defesa com expectativa alta
Na linha de defesa, estou com uma grande expectativa. O time terá Júlio Fidelis e Guilherme Arana nas laterais. O garoto Fidelis mandou muito bem quando teve oportunidades com o Renato Gaúcho. Agora, terá sua primeira chance com Luis Zubeldía. Já o Arana dispensa comentários, é craque. No banco, o lateral-esquerdo Leo Jance é opção para a lateral-esquerda, inclusive, ele foi bem na goleada sobre o GV San Jose pela Sul-Americana 2025.
Na zaga, a dupla será Jemmes e Igor Rabello. São dois bons zagueiros. O primeiro chega como destaque do último Brasileirão, enquanto o segundo tenta se reencontrar. Rabello tem qualidade técnica, mas o problema é o histórico de lesões. Se ele conseguir resolver isso, o Fluminense ganhará um reforço de verdade.
LEIA TAMBÉM: Jemmes assume a vaga de Thiago Silva? Entenda o plano de Zubeldía

⚠️ PLANTÃO DO MERCADO: Últimas notícias do Fluminense [Clique aqui para ver o resumo de todas as movimentações de hoje]
Dúvidas e promessas no meio-campo
O meio de campo é o setor que mais me causa dúvida para a estreia. Se a negociação com o Savarino não vingar, Wallace Davi será escalado. Caso contrário, o time poderá ter Davi Melo, filho do ídolo Felipe Melo. O garoto era reserva no sub-20. Já o polivalente Luiz Fernando também deve ganhar uma vaga como volante. Para quem não conhece, ele também executa as funções de meia de criação e ponta. Gostei do que vi dele, mas no profissional a história é outra, né?
Ainda sobre o meio, o cara da criação será Rubén Lezcano. Finalmente veremos a promessa paraguaia em ação. Serão três jogos seguidos para mostrar se a diretoria acertou ao investir cerca de R$ 30 milhões por 50% dos seus direitos. No banco, temos opções interessantes como Naarã, de apenas 17 anos, e o Agner.

Ataque e a vitrine do Estadual
Por último, o ataque. Riquelme, Santi Moreno e John Kennedy devem formar o trio titular. Eu também iria com esse trio. Lelê deve ser a opção imediata no banco, até porque existe a necessidade de negociá-lo. O Estadual acaba sendo a vitrine perfeita para expor jogadores que podem não fazer parte dos planos para a temporada. Matheus Reis e João Lourenço também completam a lista.
Luis Zubeldía ainda terá cinco dias de preparação. Ou seja: muita coisa pode mudar, inclusive a formação tática. Vamos acompanhar de perto!
Forte abraço e ST!

Veja também no Explosão Tricolor:
+ De joia paraguaia a filho de ídolo: as opções do Fluminense para o meio-campo no início do Carioca
+ Fluminense: Saiba quem se apresenta nesta quinta e o planejamento para a estreia dos titulares
+ Savarino se reúne com diretoria do Botafogo e define prazo para responder proposta do Fluminense

