Após cirurgia cardíaca, Luis Zubeldía retoma o comando técnico com triunfo sobre o Grêmio na estreia do Brasileirão 2026 e destaca a força do coletivo tricolor acima das individualidades.
Recuperado de uma cirurgia no coração, Luis Zubeldía comandou o Fluminense pela primeira vez nesta temporada de 2026. O treinador, que desfalcou o banco de reservas nas últimas semanas, analisou a vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, na noite desta quarta-feira, no Maracanã, pela rodada de abertura do Campeonato Brasileiro.
⚠️ PLANTÃO: Últimas notícias do Fluminense [Clique aqui para ver o resumo de todas as movimentações de hoje]
A superação pessoal e o apoio familiar
Em seu primeiro contato com a imprensa após o procedimento médico, Zubeldía fez questão de demonstrar gratidão. O técnico ressaltou o papel do departamento médico e de sua família no processo de recuperação emocional e física.
– Quero agradecer ao Fabrício Braga, ao departamento médico do Fluminense, ao André Feijó e a todos que me controlaram emocionalmente em semanas que não foram fáceis. Com uma boa esposa, uma boa filha, minha mãe e a família da minha esposa, a coisa foi mais simples. Estou feliz de estar aqui de novo – desabafou o treinador.

Zubeldía também exaltou a autonomia de sua comissão técnica e o espírito institucional do clube:
– Agradeço a toda comissão que levou as duas semanas de treinos. Sempre digo: joga um jogador, está Zubeldía ou Cubreras, mas quem joga é o Fluminense. Se falta um ou outro, o clube tem que ficar à altura do desafio.
Análise tática da vitória tricolor
Sobre o desempenho em campo, o comandante tricolor aprovou a postura da equipe, apesar de um momento de instabilidade após o gol sofrido. Para ele, o Fluminense soube transformar a posse de bola do primeiro tempo em efetividade na etapa complementar.
– Fizemos uma boa partida. No segundo tempo, chutamos rápido e o gol chegou. Depois, uma bola parada bem trabalhada e convertemos. Até o minuto 30, quando saiu o gol deles, tivemos o controle. Nos últimos 15 minutos nos desesperamos um pouco, mas os gols do rival também chegam por virtude. O Grêmio tem jogadores de hierarquia como Carlos Vinicius, Edenilson e Tetê – analisou.
Mudanças no elenco do Fluminense
O treinador também comentou sobre as mudanças estruturais no elenco para 2026, citando especificamente a ausência do ídolo Thiago Silva e a adaptação dos novos reforços, como o zagueiro Jemmes.
– Não temos mais um jogador que era muito importante, como o Thiago. O Jemmes fez uma grande partida e pouco a pouco vai se adaptando. O Grêmio também não é o mesmo do ano passado. Esperamos seguir fortes em casa, jogando um bom futebol para ficar mais próximo do triunfo – concluiu.
Calendário de jogos
O próximo compromisso do Fluminense pelo Brasileirão será contra o Bahia, na quinta-feira (05/02), às 19h, na Arena Fonte Nova. Antes, porém, o Tricolor encara o clássico contra o Botafogo, no próximo domingo, às 20h30, no Nilton Santos, pela 5ª rodada do Campeonato Carioca.
VEJA AINDA:
+ Luís Felipe Freitas afirma que Fluminense está perto de contratar novo camisa 9
+ Atuações do Fluminense: Quem brilhou e quem deixou a desejar na estreia contra o Grêmio
+ Zubeldía celebra retorno ao comando do Fluminense e analisa vitória sobre o Grêmio
+ Vídeo: Melhores momentos de Fluminense 2 x 1 Grêmio
+ Fluminense 2 x 1 Grêmio: veja renda e público da partida
+ Departamento Médico: Fluminense atualiza situações de Germán Cano, Soteldo e Hércules
+ Brasileirão 2026: Entre o realismo e a ambição tricolor
Compartilhe o artigo em suas redes sociais!
Siga o Explosão Tricolor no WhatsApp, Facebook, Instagram e Rede X
E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com
