Opinião de peso! Presidente da Liesa, Gabriel David defende a criação da SAF no Fluminense para alcançar os patamares financeiros de Flamengo e Palmeiras.
✍️ POR VINICIUS TOLEDO
O debate sobre a transformação do Fluminense em Sociedade Anônima do Futebol (SAF) continua ganhando capítulos importantes nos bastidores. Em entrevista concedida ao podcast do canal Setor Sul, o atual presidente da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro), Gabriel David, abriu o jogo e se posicionou de forma contundente a favor do modelo de clube-empresa para o Tricolor das Laranjeiras.
Membro de uma influente família de tricolores ilustres — sendo filho de Anísio Abraão David, presidente de honra da Beija-Flor de Nilópolis —, Gabriel destacou que enxerga o projeto como o único caminho viável para manter o Fluminense competitivo no topo do cenário nacional a longo prazo.
🔄 O momento atual e o risco do modelo cíclico
Durante a sua participação, o dirigente da Liesa foi questionado sobre o tema e revelou nota dez de entusiasmo com a possibilidade. Segundo ele, o modelo atual de associação civil limita o crescimento contínuo do clube.
“Olhando para o mapa ambiente do futebol brasileiro, eu acredito que a forma mais verdadeira que o Fluminense tem de ser extremamente competitivo a longo prazo é com uma SAF. Apesar de a gente estar vivendo um bom momento, eu acredito que, nesse modelo atual, esse bom momento é cíclico. Eu não acho que a gente vai viver momentos tão ruins quanto vivemos há uns sete ou oito anos atrás, mas acho que vai estar muito cíclico ali”, analisou Gabriel David.

🇧🇷 O diferencial de uma SAF feita por brasileiros
De acordo com a visão do executivo, o segredo do sucesso do Fluminense estará na formatação do negócio. Gabriel David defende que o controle acionário permaneça nas mãos de investidores locais que compreendam a cultura do futebol do país.
“Se o Fluminense tiver uma SAF boa e bem estruturada, como eu acredito que possa ser feito nesse caso, o clube pode ter a melhor SAF do Brasil. Uma SAF feita por brasileiros, por pessoas que entendem o mercado nacional, que amam o Fluminense e que veem isso como uma oportunidade não só de ganhar dinheiro, mas de ganhar notoriedade. É importante entendermos que muitas pessoas ricas mundo afora compram clubes porque isso dá um status social. Então, é importante que essas pessoas investidoras sejam do Brasil”, argumentou.
💰 Patamar financeiro para brigar com rivais milionários
Por fim, Gabriel David demonstrou otimismo com os rumos que a diretoria tricolor vem tomando nos bastidores para desenhar o projeto ideal de transição e colocá-lo em prática.
“Esse é o modelo para o qual o Fluminense está caminhando, até onde eu sei, e acredito que pode ser o modelo vencedor. Se o Fluminense fizer isso bem feito, vai se colocar em um outro patamar de acordo com todos os outros clubes que fizeram SAFs até aqui. O clube terá uma real possibilidade de brigar diretamente com elencos milionários, como os de Flamengo e Palmeiras”, concluiu o presidente da Liesa.
Forte abraço e ST!
Bolão bet365 da Copa do Mundo 2026 distribui R$ 1 milhão em prêmios; saiba como participar de graça
⚠️ PLANTÃO: Últimas notícias do Fluminense [Clique aqui para ver o resumo de todas as movimentações de hoje]
Compartilhe o artigo em suas redes sociais!
Siga o Explosão Tricolor no WhatsApp, Facebook, Instagram e Rede X
E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com
