Candidato à presidência do Flu, Cacá Cardoso não descarta aliança com Celso Barros




Nesta quarta-feira, o candidato da chapa “Flu 2050”, o ex-vice jurídico do clube, Carlos Eduardo Cardoso, o Cacá, confirmou a junção com o grupo “Verdade Tricolor”, antes encabeçado por Pedro Trengrouse. Assim, ambos formam agora a chapa “Fluminense Unido e Forte”, que mantém Cacá como postulante à presidência do clube, e Diogo Bueno como vice-geral. Em entrevista ao Globo Esporte, o candidato não descarta mais alianças, como por exemplo, uma composição com o ex-presidente da Unimed e também pré-candidato à presidência, Celso Barros:

– Temos um plano de gestão para o Fluminense. É como a nossa Bíblia. Se o Celso Barros, que tem uma história linda de um momento ótimo no Fluminense, quiser se juntar a nós, será bem-vindo. Ele é uma pessoa que vai contribuir com o clube, assim como outras, de outras chapas, que venham a estabelecer uma aliança conosco. Queremos a participação de todos os tricolores, obviamente respeitando os princípios e os valores do nosso programa. Todos tricolor que queira contribuir será ouvido sempre. Contamos como todos os tricolores – afirmou.

Confira abaixo mais temas abordados na entrevista de Cacá Cardoso ao Globo Esporte:

Críticas à atual gestão do futebol

A Terceira Via entende que o Fluminense já carrega o futebol em seu nome, o futebol é o coração do clube. Sem esquecer os demais segmentos do clube, como a área de esportes olímpicos e a área social, o Fluminense tem como seu carro-chefe o futebol. Entendemos que a gestão tem que ser altamente profissional em termos de futebol. Temos que buscar o máximo de transparência e eficiência nas nossas ações. Isso não é uma coisa clara para nós, enquanto atores políticos no clube ou torcedores: não temos uma transparência e eficiência na atual gestão. O futebol não pode ser tratado de qualquer maneira.

Nova governança no futebol

Precisamos ser muito mais profissionais nesse ponto, por isso, estamos traçando uma estrutura, os perfis dos profissionais que queremos para ocupar os cargos e à partir daí, contratar as pessoas certas para os lugares certos: nada de advogado fora do departamento jurídico, nada de administrador financeiro no futebol ou de gestor de TI no departamento de marketing. Precisamos de pessoas capacitadas em suas áreas de atuação.

Xerém

Vamos investir ainda mais em Xerém e incentivar ainda mais a criação de novos talentos. Entendemos que é um dos grandes ativos do Fluminense, vamos investir muito na base e não só formar homens e cidadãos como também jogadores que venham a dar, antes de tudo, o devido retorno técnico ao Fluminense. Só depois disso pensaremos em possíveis vendas. Jogador não pode ser visto só como número e receita no balanço das finanças. Vamos segurar o jovem até ele dar alegrias ao torcedor com títulos e grandes conquistas. É isso que o torcedor quer, não é uma venda rápida como tivemos a do Marlon, do Gerson e do Kenedy, por exemplo. Vamos estabelecer e instituir a “cultura Fluminense” nas divisões de base, desde as categorias inferiores. O menino que jogar no Fluminense terá condições de se desenvolver como ser humano, jogador e até ídolo, tendo como espelho os grandes atletas e as grandes glórias do nosso clube, que é repleto delas. O jogador tem que conhecer a história da instituição, ter um sentimento maior, se aproximar mais do Fluminense e saber o que o clube representa para a sociedade, para o futebol, para o país. Os jogadores da base precisam saber o porquê do Fluminense ser um dos maiores clubes do mundo, saber onde ele está e quem está dando essa oportunidade de vida a ele.

Separar o futebol das outras áreas do clube

É possível separar o futebol das outras áreas do clube. Não só é possível como será feito. Precisamos de um orçamento para o futebol e outro para os esportes olímpicos e clube social. É fundamental para projetos como o fortalecimento de equipes profissionais que temos no clube, de basquete e vôlei por exemplo. O Fluminense sempre foi o grande clubes do Rio nos esportes olímpicos e voltará a ser. Basta vontade de fazer o certo.

União com Pedro Trengrouse

O Pedro é uma pessoa altamente capacitada, um profissional bem sucedido, todas as ideias dele vão ser aproveitadas. Ele é uma pessoa que vai contribuir com o clube, assim como outras, de outras chapas, que venham a estabelecer uma aliança conosco. Queremos a participação de todos os tricolores, respeitando os princípios do nosso programa de gestão. Todos os tricolores são bem-vindos. Ouviremos todos, como estamos fazendo até agora.

Departamento de Marketing

Nós entendemos que o departamento de marketing precisa passar por uma grande mudança. Existem bons profissionais, capacitados e bem sucedidos que já estão no clube, mas ele precisa ser remodelado, porque está defasado. O marketing é um pilar fundamental no nosso projeto. Ele será a grande prioridade desde o primeiro dia da nossa gestão. Teremos um departamento arrojado, agressivo, entendendo o perfil do torcedor do Fluminense. O marketing tem um papel preponderante de atuar em prol do torcedor tricolor. Precisamos estabelecer uma relação mais próxima gerando mais receita para o clube, conseguindo parceiros comerciais e engajando o nosso torcedor. Queremos ter a torcida mais participativa do mundo, e isso é viável.

Elenco e comissão técnica

Avaliações estão sendo feitas por nós desde que pensamos em assumir o clube no ano que vem. Mas elas ainda estão em curso. É prematuro dizer o que vamos mudar ou o que vamos manter. Estamos na torcida para que terminemos o ano na zona de classificação para a Libertadores, seria muito importante para quem venha a assumir o clube no próximo ano, já com um planejamento para vencer a competição, que é uma obsessão do torcedor. O que posso dizer é que, caso estejamos na Libertadores e vençamos as eleições, reforçaremos o elenco para entrar na briga por todos os títulos, que é o papel do Fluminense em todas as competições. Somos um clube gigante e precisamos pensar sempre em título. É possível ter o Fluminense mais forte e unido. E nós acreditamos nisso.

Por Explosão Tricolor / Fonte: Globo Esporte  / Foto: Divulgação / FFC

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail: explosao.tricolor@gmail.com