Toda vez que chega o início do ano, meu pensamento, invariavelmente, vai até a minha avó.
A velha Teresa, que na verdade se chamava Mercedes, adorava futebol, e era tricolor. O fato de eu ter me tornado torcedor do Fluminense tem total influência dela. Era minha única referência de avós, já que todos os outros morreram muito cedo e não pude desfrutar da convivência com eles.
Eram raros os dias de futebol em que a minha avó não me ligava para perguntar se eu tava de olho na partida. Por vezes eu não atendia o telefone, por distração ou alguma impossibilidade momentânea. Poucas coisas na vida me trazem tanto arrependimento quanto isso.
Em julho de 1994 eu tinha 6 anos. Jamais esqueci as lágrimas de felicidade que minha avó vertia quando o Baggio chutou aquela bola pro espaço. Aquilo me fascinou e tenho certeza que foi determinante pra que eu desenvolvesse a paixão que tenho hoje pelo futebol.
Esses dias foi o aniversário de morte dela. Impossível não pensar na vó Teresa, e, por consequência, no Fluminense. Tentei puxar pela memória o último jogo que tinha assistido ao seu lado.
Grata foi a lembrança quando percebi que a última partida que tinha assistido ao lado dela havia sido um Fla x Flu, o do centenário, com vitória nossa! O gol de Fred, de primeira, após assistência de Thiago Neves, abriu e fechou o placar daquela partida.
Já faz 4 anos e meio. Aquele foi o último ano em que nós, tricolores, sorrimos no final.
Saudades da minha avó e de ver o Tricolor vencer e convencer.
Esse ano teremos o mesmo treinador daquela época, um cara que entende o que é o Fluminense, um cara que gosta do clube. Tenho esperança.
Mesmo que o cenário seja dos menos favoráveis pro nosso clube, tenho esperança.
Se minha avó ainda fosse viva, também esperança teria. A velha Teresa sempre se apegou a uma cor em especial do nosso pavilhão.
O verde da esperança.
No mais, VENCE O FLUMINENSE!!!
Toni Moraes / Explosão Tricolor
Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook
INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!
SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail: explosao.tricolor@gmail.com
