Procurador do TJD decide não denunciar o Vasco por supostas irregularidades




Clubes grandes e pequenos do Rio de Janeiro, ao consultarem ontem o Boletim Informativo de Registro de Atletas (Bira) da entidade, constataram que as datas de inscrição ou de registro dos jogadores Jean e Gilberto, recentemente contratados pelo Vasco, são posteriores aos prazos previstos no regulamento para que ambos pudessem ter participado do jogo com o Resende, no dia 5 de fevereiro, pela terceira rodada da Taça Guanabara.

O procurador geral do Tribunal de Justiça Desportiva, André Valentim, concluiu, após analisar os esclarecimentos da FERJ, que o Vasco não cometeu nenhum erro na inscrição de Gilberto e Jean. E decidiu não oferecer denúncia contra o clube, que corria o risco de ser punido com a perda de seis pontos pela escalação dos dois jogadores:

“Os equívocos nos procedimentos de protocolo constituíram-se flagrantemente em erros materiais e as possíveis falhas no sistema de informática não tiveram como causa a participação de nenhum dos clubes aqui citados, havendo estes cumprido fielmente os prazos e exigências do REC e do RGC, não lhes podendo ser atribuída responsabilidade objetiva em relação aos episódios em tela. 19. O TJD, como sua denominação já demonstra, constituise um órgão de justiça e não de injustiças, não lhe sendo permitido penalizar sem culpa. Aliás, em relação ao registro de atletas a própria CBF traz em seu RGC disposição que indica que os atos de irregularidade de registro não se confundem com irregularidade da condição de jogo1.

Não vislumbra esta Procuradoria, com base nas informações prestadas pela Entidade de Administração responsável pelo processamento dos pedidos de registro e inscrição de atletas, elementos que possam embasar uma denúncia e a consequente instauração de processo disciplinar desportivo em face do CR Vasco da Gama e do Volta Redonda FC. Pelo exposto, não havendo elementos que comprovem violação à legislação desportiva deixo de oferecer denúncia em face do CR Vasco da Gama e do Volta Redonda FC em razão dos fatos e fundamentos apresentados.”

Por Explosão Tricolor / Fonte: Extracampo / Foto: Divulgação

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail:explosao.tricolor@gmail.com