Vai pra cima Fluminense!




A torcida do Fluminense no Maraca arrepia! (Foto: Vinicius Toledo /Explosão Tricolor)

Depois de uma sequência de resultados muito ruim (2 pontos em 12 disputados) contra adversários difíceis (Atlético-PR, Palmeiras, Grêmio e Flamengo) que disputam ou disputaram a Taça Libertadores deste ano, o Fluminense voltou a vencer numa partida em que perder pontos seria algo inaceitável. Contra o Avaí, na Ressacada, vimos um time mais organizado, seguro na defesa e que fez o necessário para sair com os três pontos. Agora, o Flu encara uma série um pouco mais leve pela frente: São Paulo, no Morumbi, Chapecoense, possivelmente em Edson Passos, e Bahia, na Fonte Nova. Olhando a tabela, percebe-se que essa é uma grande oportunidade de encostar no topo e se consolidar na zona de classificação para a Libertadores, o que não é mais tão difícil em um campeonato no qual seis equipes se classificam para a competição continental.

Infelizmente, a situação do Fluminense poderia ser muito melhor se não fossem os diversos desfalques com que vem sofrendo, principalmente por lesão. Logo nas duas primeiras rodadas perdemos Wellington Silva e Sornoza, peças importantíssimas para a engrenagem do time no ataque. Esses fatores, somados à teimosia do Abel Braga, que insistiu por um bom tempo em Marquinho e Marcos Junior deixando o Calazans na geladeira, fizeram com que fossemos ridiculamente eliminados na Copa do Brasil, além de perder pontos preciosos no Campeonato Brasileiro. Sem esses problemas acredito que poderíamos estar brigando pela liderança com Corinthians e Grêmio, e não teríamos sido eliminados de forma tão fácil pelos gaúchos no torneio mata-mata, pois nosso time titular completo não faz feio para nenhum outro no Brasil.

Com a proximidade do retorno do Wellington Silva, teremos quase todas as peças importantes novamente à disposição, evidentemente com exceção do Papá Sornoza, que só deve voltar em setembro. E se o nosso ataque já tem sido muito eficiente durante toda a temporada (melhor do Brasil até agora, com 73 gols marcados), mais do que nunca chegou a hora da defesa também deslanchar, pois São Paulo, Chape e Bahia são times que, assim como o Flu, sabem fazer gols e essas partidas servirão como um bom teste. Não ter sido vazada pela primeira vez no campeonato no jogo em Floripa foi fundamental, pois contribui para a confiança da zaga e dos outros caras lá atrás. Porém, não podemos esquecer que apesar do melhor ataque, ainda temos também a pior defesa do Brasil na temporada. Com a entrada do Reginaldo, que tem tido excelentes atuações, o setor está muito mais seguro e deixou de penar tanto nas jogadas aéreas, que foram responsáveis por pouco mais de 40% dos tentos sofridos até aqui no ano.

Além do Brasileirão, temos ainda a Copa Sul-Americana para disputar e todos sabem que a competição é prioridade para o clube. O jogo de ida contra a Universidad Católica, do Equador, será na próxima quinta-feira e até agora a diretoria não abriu a venda de ingressos, o que é um grande erro. O Fluminense vem de vitória e os dirigentes deveriam aproveitar a empolgação da torcida, que anda muito distante do time, para colocar um bom público no Maracanã. Um título da competição continental, mesmo com o elenco limitado que temos, é bastante possível, visto que equipes mais fracas que a nossa chegaram até a final nos últimos anos, mas para isso acontecer, é preciso levar a sério todo o planejamento e tirar proveito do fator casa. O sucesso no torneio traria consequências muito boas ao clube, que iriam desde ganhos com premiação a aumento no número de sócios, além, é claro, da vaga direta na fase de grupos da Libertadores. E por falar na Liberta, já faz quatro anos que não participamos desta, e depois de perder uma chance de ouro no Campeonato Brasileiro do ano passado, dessa vez não podemos vacilar. Temos totais condições de nos classificarmos e seria um grande passo para resgatar a alma tricolor, tão maltratada nos últimos tempos.

Garotada de Xerém, a bola está com vocês!

Curtas

⁃ É impressionante como o Fluminense é uma máquina de formar bons jogadores. Mascarenhas é mais um deles.

⁃ Xerém vem nos salvando, mas é fato que ainda precisamos de reforços.

⁃ Nem o tricolor mais otimista imaginou que Henrique Dourado iria dar uma volta por cima como essa. Queimou a minha língua e a de milhões de pessoas!

Lucas Aquino

Foto: Vinicius Toledo / Explosão Tricolor

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail:explosao.tricolor@gmail.com