21 mil Guerreiros de corpo e alma




05Antes da partida contra o Joinville, criou-se uma expectativa muito grande por ser a estreia do Fluminense. Todos esperavam uma festa muito grande, contando com a “festa das pulseiras”, que iriam iluminar as arquibancadas. Muitos tricolores falavam em 40 mil, outros em 50 mil presentes. Tivemos 19.185 pagantes (21.803 presentes), ou seja, quase 22 mil compareceram ao Maracanã.

Existem pontos favoráveis à presença do torcedor no Maracanã. O ingresso não é caro. Entre os grandes da série A, o Fluminense é quem tem o ingresso mais barato, com média de R$ 29,75. Confesso que esperava mais tricolores no Maracanã, por todos esses motivos positivos, ingresso barato, estreias, etc…

Mas existe um fator negativo, que ao meu ver, foi decisivo para não termos de 35 a 40 mil torcedores no Maracanã. O Tricolor ficou com o pior horário da rodada, um horário absurdo para o torcedor. Os tricolores amam o Fluminense, mas existem situações que não são bacanas. Sair de casa, com limitações de transportes, questão de segurança… O jogo terminou às 23 horas, mesmo com metrô, é um horário que não é ideal e não traz comodidade ao torcedores.

Portanto, vejo como um bom público para estreia do Fluminense, pelos fatores negativos expostos mais acima. Vejamos, o Atlético Mineiro manda os seu jogos na Arena Independência, um estádio com capacidade para 23.018 pessoas, com os 22 mil presentes no Maracanã, no último sábado, o Fluminense, caso mandasse seus jogos no estádio mineiro, teria conseguido quase que ocupação total do Independência. Para a realidade do nosso futebol, a verdade é que o Maracanã se tornou um estádio para jogos de apelo, é um estádio muito grande, isso não se resume ao Fluminense. O próprio Flamengo raramente lota o Maracanã. O jogo do Fluminense foi o de segundo melhor público da rodada (19.185 pagantes e 21.803 presentes), ficando atrás apenas de Palmeiras x Atlético-MG (28.781 pagantes), que é um jogo de apelo.

Os meu elogios são direcionados aos presentes na estreia do Fluminense, não apenas por se fazerem presentes, mas principalmente pela forma como se portaram durante o jogo. A torcida apoiou a equipe de forma impressionante, desde o primeiro minuto de jogo, o que impulsionou a equipe ao ataque.

Então, eu agradeço aos quase 22 mil presentes na estreia do Fluminense no Brasileiro, pelo esforço e vontade em apoiar o nosso Tricolor. Vocês deram um show nas arquibancadas. Sobre as vaias ao Robert, que desculpem os críticos da torcida, mas o garoto já é um profissional, ele foi quase displicente durante o jogo. É normal que os torcedores fanáticos percam a paciência, nenhum dos que vaiou quer o garoto fora do Fluminense. Foi apenas uma forma de protesto contra a postura do jogador em campo, fará bem ao Robert, desde que ele tenha cabeça. Espero também, que a torcida não vaie o garoto em outros jogos, caracterizando uma “perseguição”. Isso não apaga, repito, a grande festa feita pelos torcedores. ST

Por Leandro Alves / Foto: Vinicius Viana / Explosão Tricolor

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook