Finalmente a primeira vitória do ano.
Perto daquela atuação bizarra contra a Portuguesa, dá pra dizer até que o time jogou melhor.
No último texto defendi que a formação com três zagueiros deve permanecer, com a variação do 4-3-3 como opção dependendo do momento do jogo.
Ainda penso dessa forma, mas aí há um problema: a saída de bola.
Depender de Renato Chaves e Gum pra começar jogadas é osso, precisamos de um toque de bola com mais qualidade pra que o esquema não afunde.
O Henrique, dispensado no início do ano, poderia se encaixar melhor e render mais em um esquema com três zagueiros.
Desde o ano passado que defendo a saída dele, pelos altos salários, mas, obviamente, não da forma patética que foi feita por essa diretoria que a cada dia se torna mais insustentável.
Bom, já que não temos mais o Henrique no elenco e precisamos dessa qualidade no passe dos zagueiros, o que o Abel pode fazer?
Uma das saídas é colocar um dos volantes do elenco pra jogar na sobra. Quando o Airton estiver à disposição contaremos com: Airton, Richard, Douglas, Jadson, Marlon Freitas, Luiz Fernando e Matheus Norton para a posição.
Desses o que tem melhor passe é o Douglas, mas é muito inseguro e atabalhoado para defender, é só ver o número de cartões que leva e a quantidade de faltas que faz durante o jogo.
Pela estatura e segurança defensiva eu testaria o Richard nessa posição. Apesar do passe não ser a melhor característica dele, não tem como ser pior que Renato Chaves e Gum nesse quesito.
E o Robinho? Jogou muito bem no lugar do Sornoza. Articulou jogadas, criou, deu trabalho pra zaga enquanto esteve em campo. Uma pena a entorse que sofreu, queria ver mais dele. Teve performance melhor do que quando joga aberto na esquerda.
Será que é hora de dar um banco no Sornoza? Eu gosto do equatoriano, mas a queda do rendimento dele é perceptível.
O ideal, pra mim, é que os dois jogassem juntos. Essa dobradinha pode render frutos.
Penso que o ideal é realmente testar agora, nesse início de temporada, enquanto o nível técnico dos adversários é inferior e o time pode se dar o luxo de errar.
Quando começar o brasileiro não tem espaço pra erro e pra teste. É pauleira.
Acredito que vale insistir um pouco mais com o esquema de três zagueiros, mas, se perceber que o problema da criação das jogadas não vai ter jeito, muda.
Gosto do Abel por diversos fatores, mas todo tricolor sabe que um dos maiores problemas do nosso treinador é a teimosia.
No mais, VENCE O FLUMINENSE!!!
Pitacos do Toni:
– Fico feliz com o gol do Pedro. Centroavante tem que marcar pra pegar confiança. Já falei no último texto e repito: o Pedro não é um mau jogador, precisa apenas de mais cacoete, e isso ele só vai pegar jogando.
– Boa atuação do Ayrton, diferente do jogo que fez contra a Portuguesa. Espero que possa manter o nível da atuação.
– Matheus Alessandro sempre dá trabalho quando entra. Merece vaga no time principal?
– Num campeonato com um regulamento completamente imbecil, qual é o real tamanho do problema de uma não classificação pras semifinais desse primeiro turno?
Toni Moraes
Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook
INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!
SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail: explosao.tricolor@gmail.com
