Descanse em paz, Campeonato Carioca




O torcedor do Fluminense quer mudanças para 2016 (Foto: Divulgação)
Marcão e a sofrida Taça de 2005 (Foto: O Globo)
Marcão e a sofrida Taça de 2005 (Foto: O Globo)

Saudações, meus caros.

Vamos falar do Carioca? Aquele campeonato que um dia lotou estádios e fez o Brasil parar pra assistir. Lembra dele? Pois é. Transformaram o Carioca num campeonato sem sal, cuja participação é questionada pela maioria dos torcedores. Amigos, o Campeonato Carioca está morto.

Há alguns anos o estadual era esperado com tremenda ansiedade pelos torcedores. A briga era boa, os estádios lotavam, a festa estava armada, as esquinas enchiam e por aí vai. Agora, o estadual virou uma obrigação que machuca jogadores, não rende financeiramente e não atrai a torcida aos estádios.

Como esquecer 2005 e a incrível festa tricolor? Volte 10 anos antes disso e terá o melhor estadual da história. Amigos, o estadual era bom. Chegou a ser mais disputado e valioso que o Campeonato Brasileiro em certos momentos da história. Agora não passa de uma pré-temporada estendida que os torcedores temem.

Tudo bem, neste ano não temos Libertadores e o Carioca virou obrigação por ser a única competição do semestre. Mas e se a história fosse outra? As novas regras impediriam de escalar mais jogadores nas partidas, de mandar no próprio estádio e de reclamar da organização. Ah, é uma piada mesmo. Se disputássemos a Libertadores este ano, a coisa ia ficar feia. Ou os titulares jogavam as duas competições ou ficavam treinando e treinando e treinando… Talvez jogando amistosos para manter/recuperar o ritmo. É difícil responder com tantas regras que visam melhorar o campeonato e acabam jogando-o no poço ainda mais fundo.

O Carioca tem tudo para voltar a ser um grande atrativo aos torcedores, mas para isso acontecer, tem de mudar de dentro pra fora. Não adianta jogar o “preço promocional” se ele custa mais para os grandes e mais ainda pra quem joga no Maracanã. Onde está a promoção nisso? E onde está o respeito com o contrato e os planos de sócio-torcedor dos clubes envolvidos? Vou além; Onde está o respeito com o cidadão carioca que frequenta o Maracanã e é obrigado a se locomover para Volta Redonda? O contrato, conforto e publico que vá para o espaço, não é?

Enfim, só existe uma certeza. A guerra não acontece apenas agora. Ela se desenrolou ao longo dos anos até chegar ao seu estopim. Infelizmente, para os torcedores, um estopim muito prejudicial ao espetáculo… Se é que podemos chamar os jogos assim.

Continua nos próximos capítulos.

Saudações Tricolores.

@jessicahentzy

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook