A importância da bomba santa de fora da área




Amigos Tricolores,

Venho hoje valorizar este importante fundamento do futebol: o chute! E especificamente falo do chute de fora da área.

Quando tudo vai indo mal, quando o adversário arma um ferrolho defensivo protegendo a casinha, quando as tabelas não furam a retranca, triangulações não acontecem, chuveirinhos não levam a nada, jogadas de linha de fundo não existem ou são improdutivas, defesa ganha todas, escanteios improdutivos… Goleiro inspirado nas conclusões de perto e nos cruzamentos… Centroavante bem marcado, sem chances de receber em condições de finalizar…

Enfim, inúmeras tentativas de jogadas, outras tantas finalizações… E nada da bola entrar…

Nestes casos um bom chute de fora da área é importantíssimo para furar a retranca. Vimos isso no sábado passado. No primeiro tempo até tivemos algumas chances concretas, mas infelizmente a bola não entrou.

No segundo tempo, as principais oportunidades foram de chutes de fora. Primeiro Jean, aos 23 minutos, em boa defesa do goleiro, depois Edson acertou belo chute no travessão, aos 40. E água mole em pedra dura…

Vinicius, que entrara pouco antes, finalmente teve a possibilidade de levar a torcida ao delírio, aos 43 minutos, num chute muito oportuno e indefensável, quase no apagar das luzes. Ele percebeu o espaço, deslocou-se para receber, apenas uma rápida ajeitadinha de esquerda e a bomba de direita.

O time do Fluminense tem que usar mais esse recurso! Treinar muitos chutes de fora e ensaiar jogadas para surgirem essas oportunidades é fundamental no futebol moderno.

E se a nossa bola parada é muito pouco produtiva em 2015, que pelo menos chutemos bastante. Temos bons arrematadores de longe: Gerson, Jean, Edson, Wagner, Vinicius… Eu gostaria que nossos laterais batessem mais em gol, entrando em jogada diagonal. Isso quase não vejo. Isso falta.

Gols de fora da área no Estadual só tivemos três, conforme constato em meus registros: Gerson e Kenedy, contra o Bonsucesso (só na nona rodada!), e Wagner, contra o Tigres. Todos de canhota. No Brasileirão tivemos logo esse gol salvador do Vinicius, de direita. De falta direta, nenhum gol ainda na temporada! O Jean quase fez no sábado passado.

Que venham outros! Que venham outras bombas santas, que viabilizem glórias e vitórias mil!

Porque O IMPORTANTE É O SEGUINTE: SÓ DÁ NENSE!!!

Por PAULONENSE

SAM_0852
Vinicius no momento em que arrematou de fora para decidir o jogo contra o Joinville.