A maior emoção vivida na arquibancada do Maracanã




O inesquecível 25 de junho de 1995… Para o tricolor, a glória eterna! Para o rubro-negro, o choro eterno!

O Maraca estava lotado e as torcidas fizeram uma arrepiante festa. A nossa, como sempre, estava muito mais bonita com uma fumaça verde, sinalizadores e morteiros disparados para anunciar a entrada de um dos times mais históricos do Fluminense Football Club.

De um lado, a Sele-Fla comandada pelo Romário, que na época, era o melhor jogador do mundo. Do outro lado, um time de operários liderado por um Renato Gaúcho em final de carreira e dado como morto para o futebol. E eu na arquibancada com o meu saudoso pai, mãe e irmão.

A bola rolou e o Flu brincou de jogar bola na primeira etapa. Um 2×0 com gols do Renato Gaúcho e Leonardo. O Fla veio com tudo nos 45 minutos finais. Conseguiu o empate na marra. O Flu, com menos um jogador em campo, lutou até o final.

Eu, queria ter ido embora do estádio. Meu pai me impediu com um sonoro grito: “Porra, o Flu será campeão! Embora é o c….lho”.
Mesmo com a torcida rubro-negra gritando “É campeão!” e uma enorme bandeira preta e vermelha circulando na antiga geral, o “meu saudoso e eterno velho” estava certo…

A torcida estava de pé. Eu estava sentado e vivendo um enorme conflito interno: um lado dizia que conseguiríamos. Outro lado, perturbava com aquele pessimista “já era!”… Do nada, escutei um “Vai Ézio!”. Eu me levantei na hora! E a bola foi sendo girada da esquerda para a direita e… Gol do Fluminense e uma explosão tricolor de emoção na arquibancada! No placar apontava: 8 – Aílton, mas, no rádio, um cara soltou: “Foi de barriga, foi do Renato Gaúcho!”

Após o apito final, uma apoteose tricolor e um verdadeiro rio de lágrimas de alegria verde, branco e grená… E também, uma choradeira preta e vermelha, que dura até os dias de hoje! Armaram o palco bonito, contrataram tudo do bom e do melhor para uma badaladíssima festa de centenário, mas esqueceram do refrão do hino deles: “Nos Fla Flus é um ai Jesus!”… E deu no que deu, pois afinal de contas…

Ganhar Fla x Flu é normal! E com barriga é melhor ainda… Digo com total firmeza: foi a minha maior emoção na arquibancada do Maracanã.

Parabéns, torcida de guerreiros pelos 20 anos do gol de barriga!

Saudações Tricolores!

Vinicius Toledo