

Difícil entender a direção do clube. Mais difícil ainda, entender o Departamento de Marketing. Será que a Diretoria não entende nada de Fluminense? Será que o Marketing só sabe pegar o dinheiro que pinga no final do mês? Não há cobrança interna por resultados e metas?
O Fluminense vem embalado após uma grande vitória em cima do seu maior rival. A torcida continua com os pés no chão, sem se iludir, mas com a alma lavada. Ganhar Fla-Flu é normal, mas sempre tem um gosto especial.
Na sequência, dois jogos no Maracanã: Coritiba (feriado de quinta) e Sport (domingo). Tudo armado para o time e a torcida resgatarem uma química que ficou perdida há tempos. O Fluminense está sabendo tirar vantagem deste cenário amplamente favorável? Infelizmente, não!
A Diretoria reclama da falta de dinheiro. Mas também não apresenta soluções criativas para atrair o seu torcedor. O Marketing é o famoso “mais do mesmo”. Recentemente, o referido departamento foi terceirizado, mas até agora, nada de inovador e extraordinário. Resumindo: mais uma turma que não entende nada de Fluminense.
Eu não perderia tempo: um dia depois do Fla x Flu, teria subido um vídeo de convocação para o jogo de quinta. Colocaria imagens das festas da torcida no Maracanã, gols, etc… Em paralelo a isso, Fred, Gerson e Gum fariam convocações juntos com alguns sócios. Só uma pergunta: quanto custaria a montagem deste vídeo? Daria um viral dos bons e já mexeria com os sentimentos da galera.
Além do vídeo, promoveria uma ação de distribuição de alguns ingressos pelos bairros. Circularia com um carro (com bandeira e tudo) pelas ruas. Quem estivesse vestido com a camisa do Flu e apresentasse a carteirinha de sócio do clube, ganharia um par de ingressos. Sim, temos que fidelizar ao máximo, quem já está na casa.
Para fechar o pacote, promoveria uma baita ação no Maracanã para tentar angariar novos sócios. Premiaria as 50 primeiras associações do dia com o direito de levar um acompanhante no jogo contra o Sport. Ainda sortearia uma camisa oficial entre todos os novos sócios.
O Fluminense necessita de gente que sacuda o clube de verdade, que conheça o cheiro da arquibancada e que tenha a alma tricolor. O Marketing tem a obrigação de fabricar dinheiro para o clube. E a Diretoria tem a obrigação de cobrar e valorizar o seu torcedor.
Infelizmente, nos últimos anos, o Fluminense criou uma distância enorme com o seu torcedor. E isso está se refletindo na “falta de tesão” da galera. Está mais do que na cara, que a atual direção não conhece o maior patrimônio do clube. Isso é perigoso em todos os aspectos, pois em alguns casos, o cenário pode se tornar irreversível.
Ainda pouco, a Rádio Brasil divulgou que a Diretoria fez uma previsão de 20 mil torcedores para o jogo contra o Coritiba. Vi alguns tricolores concordando e colocando a culpa na própria torcida. Me entristece bastante ter que ler este tipo de comentário composto de um conformismo derrotista e de uma cegueira sem tamanho. O Fluminense é gigante e não pode ser tratado com sentimento de derrota.
O melhor Marketing ainda é aquele que possui transparência nos seus atos, que tem firmeza nas suas decisões, que qualifica o seu produto e que enxerga o seu cliente como um verdadeiro patrimônio. Estes quatro fatores geram algo muito sagrado: credibilidade. Será que nos últimos anos, o Fluminense foi transparente, mostrou firmeza em algumas situações, valorizou sua marca e tratou o seu torcedor com carinho? Deixarei para vocês responderem.
Saudações Tricolores
Vinicius Toledo / Explosão Tricolor