ADEUS – Colunista se despede do Explosão Tricolor




10959515_728907713882890_5873622818100001018_n

Confira abaixo, a carta de despedida do nosso ex-colunista Bruno Leonardo:

Há cerca de um ano o Explosão Tricolor surgia no Facebook como uma página inteiramente dedicada ao Fluminense, com notícias e opinião, e com uma proposta marcante, de falar a linguagem do torcedor, frequentemente refletindo seu sentimento. Sem reivindicar o monopólio da sinceridade ou o posto de porta-voz da torcida tricolor, o Explosão sempre dispensou o pudor de se afirmar como aquilo que realmente é, guardando enorme respeito pelo rigor dos fatos, mas sem o distanciamento e a neutralidade de quem encara o Fluminense tão somente pelo viés jornalístico.

Tive a honra de ser tripulante de primeira hora dessa nave, a convite do Vinicius Toledo. Fazer parte da equipe Explosão me proporcionou o desenvolvimento de múltiplas habilidades. Não apenas a redação de colunas de opinião, como também a seleção e redação do noticiário, a pesquisa em torno de ídolos e jogos históricos, a filmagem de vídeos da torcida, a avaliação do desempenho de jogadores, a análise tática da equipe, a desinibição para falar ao vivo através do Hangout, etc. Estivesse eu cursando a faculdade de jornalismo neste momento, esse teria sido um estágio excelente, pela diversidade de tarefas.

Hoje uma etapa se encerra e anuncio minha saída do Explosão Tricolor, num momento que a vida particular solicita uma reformulação e revisão de metas. Foi extremamente difícil optar pelo afastamento, porque neste processo o Vinicius Toledo, a Jessica Hentzy, o Paulo Nense, o Alan Petersen, a Renata Bustamante, a Malu Vaz, o Eduardo Kabessa e o Mauro Balbino se constituíram na minha segunda família e numa fonte de inspiração, pois com todos, sem exceção, extraí algum aprendizado. Mais recentemente, as chegadas do Eduardo Mury e do Leandro Alves, que trouxeram uma forte contribuição à identidade visual e à arte gráfica do Explosão, com a parceria da Jessica, reforçaram a equipe e trouxeram uma pegada mais jovem à nossa interação com a torcida nas redes sociais.

Hoje o site do Explosão é uma inequívoca realidade e figura entre os mais acessados da mídia tricolor. Sua equipe se assemelha àqueles melhores times de futebol, em que a saída de uma peça não faz desandar o conjunto. Apesar de estar doravante ausente dos trabalhos, continuarei acompanhando a trajetória da equipe e torcendo pelo seu estrondoso sucesso. Que o Explosão permaneça irmanado à imensa maioria da torcida tricolor na defesa dos interesses do nosso amado Fluminense, cercado de inimigos e arapucas por todos os lados. Que a união dos tricolores prevaleça sobre a discórdia, e nos torne mais fortes do que as maquinações de uma federação suja. Salve o Explosão, salve o Fluminense!

Bruno Leonardo