Além de buscar o retorno ao G-4, Fluminense também lutará para encerrar jejuns contra o Vasco




Fluminense x Vasco (Foto: Lucas Merçon / Fluminense FC)



O clássico contra o Vasco marcado para este domingo, às 20h30 (de Brasília), em São Januário, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, o primeiro após a saída de Odair Hellmann do Fluminense, é recheado de significados. Vencer o rival significaria bem mais do que “apenas” conquistar os três pontos e retornar ao G-4. Não que isso por si só já não valha muito. Mas a vitória, além de dar moral ao “estreante” Marcão e, claro, aos jogadores, significará o fim de dois longos jejuns do Tricolor.

O primeiro deles é em relação ao palco do espetáculo: a última vitória do Fluminense sobre o Vasco em São Januário foi há quase 48 anos. Mais especificamente no dia 4 de fevereiro de 1973. Na ocasião, o Tricolor venceu por 1 a 0, com gol de Lula, aos 42 minutos do segundo tempo. A partida foi válida pelo Torneio Internacional de Verão do Rio de Janeiro, uma competição amistosa que reuniu, além dos dois clubes cariocas, Argentino Juniors e Atlanta, da Argentina.

Do último triunfo para cá, as equipes se encontraram 13 vezes no estádio vascaíno, com cinco empates e oito derrotas do Fluminense.

Com a vitória no clássico, o Fluminense, inclusive, sagrou-se campeão. Pelo regulamento, todos os times se enfrentariam uma vez, mas a partida entre as equipes argentinas não ocorreu. Além do rival, o Tricolor venceu o Atlanta por 1 a 0 e empatou em 1 a 1 com o Argentino Juniors. Todos os jogos do torneio foram em São Januário.

O tabu é ainda maior se levarmos em consideração a última vitória em uma partida oficial: passam a ser 55 anos sem bater o Vasco em São Januário. A última vez foi em 7 de novembro de 1965, quando venceu por 2 a 1, em jogo válido pelo Campeonato Carioca. Amoroso marcou duas vezes, aos 44 do primeiro tempo e aos 6 do segundo, e Célio descontou para os mandantes, aos 48 da primeira etapa.

Trinca também em jogo

Outro feito que pode ser alcançado pela equipe de Marcão neste domingo é repetir algo que não acontece há 31 anos, desde 1989: vencer o Vasco três vezes no mesmo ano.

Se nos últimos anos o Vasco vinha quase sempre levando a melhor sobre o Fluminense, naquela época a sina era invertida: o rival, mesmo com times muito mais fortes e repleto de nomes da seleção brasileira, não conseguia vencer o clássico. E a famosa “escrita” era assunto nos jornais e até entre os jogadores e treinadores.

Até aqui, em 2020, o Fluminense venceu o Vasco por 2 a 0, pelo Campeonato Carioca, no último jogo antes da paralisação do futebol em razão da pandemia; e por 2 a 1, pela 6ª rodada do Brasileirão. Ambos os jogos foram realizados no Maracanã. Na primeira partida, os gols foram de Evanilson e Pacheco, enquanto na segunda, de Dodi e Fred, enquanto Talles Magno descontou para o rival.

Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!



Confira a agenda tricolor nos próximos cinco jogos pelo Brasileirão da Série A:

25ª rodada

13/12 – Domingo – 20h30  – Vasco da Gama x Fluminense – São Januário

26ª rodada

16/12 – Quarta-feira – 21h30  – Atlético-GO x Fluminense – Antônio Accioly

27ª rodada

26/12 – Sábado – 21h  – Fluminense x São Paulo – Maracanã

28ª rodada

06/01/2021 – Sábado – 21h30  – Flamengo x Fluminense – Maracanã

29ª rodada

13/01/2021 – Quarta-feira – 21h30  – Corinthians x Fluminense – Neo Química Arena

Brasileirão da Série A: relação de jogos da 25ª rodada

Sábado (12/12)

17h

Red Bull Bragantino 2×1 Fortaleza – Nabi Abi Chedid

Athletico-PR 0x1 Atlético-MG – Arena da Baixada

19h

Palmeiras 3×0 Bahia – Allianz Parque

Internacional 2×1 Botafogo – Beira-Rio

21h

Ceará 2×2 Atlético-GO – Arena Castelão

Goiás 0x0 Grêmio – Serrinha

Domingo (13/12)

16h

Flamengo x Santos – Maracanã

18h15

Corinthians x São Paulo – Neo Química Arena

Sport x Coritiba – Ilha do Retiro

20h30

Vasco da Gama x Fluminense – São Januário

Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!

Por Explosão Tricolor / Fonte: ge

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com