Amigos Tricolores!
Amanhã teremos sorteio das oitavas da Copa do Brasil!
Expectativa total! Às 11 horas, na sede da CBF, serão sorteados os confrontos. E às 15 horas ocorre sorteio dos mandos de campo.
Dos 16 clubes classificados sairão naturalmente os confrontos, em jogos de ida e volta.
E será da seguinte forma: teremos dois potes com oito clubes. Cada clube do primeiro pote enfrentará um clube do segundo pote.
E quem está em cada pote?
No primeiro pote, os cinco classificados para a Libertadores 2015: Cruzeiro, São Paulo, Internacional, Corinthians e Atlético-MG. Mais o Fluminense, classificado pelo Brasileirão do ano passado ao ficar em sexto lugar. E mais dois clubes escolhidos pelo ranking da CBF: Flamengo e Grêmio, que jogaram as três primeiras fases da Copa do Brasil.
No segundo pote teremos os seguintes clubes, classificados nas três primeiras fases da Copa do Brasil: Figueirense, Ituano, Santos, Coritiba, Palmeiras, Ceará, Vasco e Paysandu.
Vamos às possibilidades, então: poderemos enfrentar qualquer um dos oito adversários do segundo pote. E aí começam as preferências.
Os Amigos Tricolores têm preferência?
Muitos afirmam de cara: Ituano! Um time que não está nem na Série D, mas eliminou nas fases anteriores Joinville, Portuguesa e Goiás. Ituano é até aqui a grande zebra da competição, mas tem a vantagem de poder estar se dedicando exclusivamente à Copa do Brasil, podendo fazer dois jogos de dedicação total. O ritmo de jogo, porém, fica comprometido.
Da segunda divisão temos Paysandu e Ceará. O primeiro em 7º lugar e o segundo na lanterna da Série B, com uma pífia campanha e um time fraco.
Da primeira divisão temos: Palmeiras (6º), Figueirense (12º), Santos (15º), Vasco (vice-lanterna) e Coritiba (lanterna).
Acho que muitos não gostariam de enfrentar o Palmeiras logo de cara. Figueirense e Santos podem ser perigosos também, principalmente ao jogar em casa. Vasco e Coritiba estão desesperados na Série A, talvez mais preocupados em fugir da degola do que qualquer outra coisa na vida. E ainda não dá para abandonar o Brasileirão.
Minha preferência?
Não escondo! Eu gostaria de enfrentar o time da colina. Ah, como gostaria…
Porque esse papo de freguesia pra mim não cola! Estatísticas e tabus são desafios gostosos de serem quebrados. Ainda sábado ganhamos de um adversário de quem não ganhávamos havia 8 jogos: o Grêmio.
Jogar contra os cruzmaltinos representaria a princípio uma viagem a menos (a princípio porque sabe-se lá se não resolvem mandar o jogo em Manaus, ou na Ilha de Marajó…).
Representaria a motivação de enfrentar novamente o time que vem jogando muito mal, atravessa crise institucional, técnica e financeira, e não vai se criar novamente conosco, principalmente num jogo de 180 minutos, quando o aleatório de uma vitória por uma bola é bem menos favorecido.
Representaria motivação, estímulo para vencê-los, ainda mais agora, com nosso time ainda mais reforçado.
Representaria uma excelente renda, no Maraca, e a consolidação do nosso lado direito!
Historicamente temos vantagens sobre eles em mata-matas importantes, em nível nacional. A História conta que quando eles saem das barras da Federação Estadual e seus conluios com as diversas diretorias, o bicho pega pra eles.
Lembro logo do mais significativo mata-mata que jogamos com eles: a inesquecível final do Brasileiro de 1984, quando massacramos no primeiro jogo e vencemos apenas por 1 x 0, golaço de Romerito, e levantamos o caneco com o 0 x 0 do segundo jogo. E os deixamos no lugar deles: o vice!
Pela semifinal da Copa do Brasil de 2006 o Vasco eliminou o Flu (0 x 1 e 1 x 1), mas em compensação em 2000 eliminamos eles em São Januário, após empate por 2 x 2 lá e 1 x 1 no primeiro jogo no Maraca. Mais uma lambança do Eurico, que exigiu segundo jogo em casa e acabou eliminado pelo critério de gols na casa do adversário, o que não ocorreria se ambos os jogos fossem no Maraca.
Pelo Brasileiro eliminamos também o time da Colina em 1988, pelas quartas-de-finais, depois de termos ficado em oitavo lugar e eles em primeiro na fase anterior, o que forçou o confronto. Após vencermos a primeira por 1 x 0 e perdermos a segunda por 2 x 1, vencemos por 2 x 0 na prorrogação e eliminamos eles de maneira sensacional!
Onde está a freguesia? Não caiam nessa, ela não existe. Se uma vantagem foi construída por bravatas e esquemas vergonhosos nos Estaduais, e mais uns dois ou três confrontos recentes em Brasileiros, em compensação nos jogos importantes nós vencemos e partimos para títulos nacionais, como nos Brasileiros de 2010 e 2012 e na Taça GB com show de Deco em 2012, contra esquemas de Federação e tudo.
Portanto, quero bacalhau nas oitavas! Eliminaremos eles com certeza e partiremos com moral para as quartas! Com Fred, Ronaldinho, Jean, Cavalieri e companhia!
Que venha o vice-lanterna do Brasileirão!
Por PAULONENSE

