Faltando menos de três semanas para o início da Copa Libertadores da América, o Fluminense apresentou apenas três contratações para a temporada: Samuel Xavier, Rafael Ribeiro e Wellington. Além do trio contratado, a diretoria renovou os contratos de Hudson e Caio Paulista. Já o zagueiro David Braz, do Grêmio, possui um acerto encaminhado.
Porém, o elenco ainda possui algumas carências. A cobrança da torcida nas redes sociais cresce cada vez mais, mas o clube segue com sérias dificuldades para realizar contratações, em especial, para o setor de ataque. Sendo assim, a jornalista Nathalia Almeida, do portal “90 Min”, publicou um texto para comentar sobre a situação do Tricolor às vésperas da estreia na Libertadores. Confira a publicação na íntegra:
“Mercado do Fluminense decepciona, e ‘obsessão’ por Matheus Babi não se justifica”
Em pouco mais de duas semanas, o Fluminense estará fazendo sua estreia oficial na fase de grupos da Libertadores, competição que não disputa desde o ano de 2013. O retorno ao torneio continental é motivo de celebração para o torcedor tricolor mas, diante das movimentações do clube nas últimas semanas (ou da falta delas), a empolgação deu lugar à preocupação.
Até aqui, o mercado do Tricolor das Laranjeiras é simplesmente decepcionante. As poucas contratações firmadas foram altamente previsíveis – como o retorno de Hudson -, ou questionáveis, como as chegadas de Wellington (volante) e Rafael Ribeiro (zagueiro), dois jogadores que pouco agregam tecnicamente e que provavelmente tirarão minutos de jovens da base que têm mais a oferecer. Dentre as novidades, o único jogador que tende a ser útil para o Fluminense é o lateral-direito Samuel Xavier, que fez uma boa temporada 2020 pelo Ceará.
Além de buscar ‘soluções’ (se é que podemos chamar assim) previsíveis e nada criativas no mercado – o que escancara como o scout tricolor é pobre em ideias -, o foco do departamento de futebol do clube parece estar sempre no lugar errado. A ‘obsessão’ do momento nas Laranjeiras é o jovem centroavante Matheus Babi, reforço que chegaria às Laranjeiras para ser o reserva imediato de Fred.
É fato que o veterano camisa 9 tricolor precisa de uma alternativa confiável para os momentos em que estiver ausente, mas será Babi esse nome? O atacante alvinegro tem apenas uma temporada de rodagem em Série A, ou seja, seu ‘estofo’ não é tão maior que o dos garotos promissores que o Fluminense tem em seu elenco: John Kennedy e Samuel. Será que vale a pena engajar de forma tão implacável nesta contratação, entrando em leilão com Athletico e aceitando as repentinas mudanças de condição do Glorioso? Acredito que não.
O Fluminense precisa ser arrojado e buscar contratações que mudem, de fato, o patamar de seu elenco. Se continua “torcendo o nariz” para o mercado sul-americano – por motivações que ninguém entende bem -, que foque em jogadores de conhecida qualidade técnica, como Willian (Palmeiras) e Jean Pyerre (Grêmio). Estas contratações, sim, colocariam o Tricolor em um outro status de competitividade.
Tabela de classificação do Campeonato Carioca 2021 (ative a rotação automática do celular para ver a tabela completa)
Jogos da 8ª rodada da Taça Guanabara
Sábado (o3/04)
21h05
Vasco da Gama 4×2 Bangu – São Januário
Domingo (04/04)
11h
Resende 1×3 Boavista – Estádio do Trabalhador
17h
Botafogo 1×1 Portuguesa – Giulite Coutinho
18h
Volta Redonda 3×2 Nova Iguaçu – Raulino de Oliveira
Segunda-Feira (05/04)
21h
Madureira x Flamengo – Raulino de Oliveira
Terça-Feira (06/04)
21h35
Fluminense x Macaé – Raulino de Oliveira
Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!
Jogos da 7ª rodada da Taça Guanabara
Terça-Feira (30/03)
21h35
Fluminense x Vasco – Raulino de Oliveira
Quarta-feira (31/03)
15h30
Macaé 1×3 Nova Iguaçu – Los Larios
17h
Botafogo 1×1 Madureira – Giulite Coutinho
21h05
Flamengo 3×0 Bangu – Raulino de Oliveira
Quinta-feira (01/04)
15h30
Resende 0x1 Portuguesa – Estádio do Trabalhador
18h
Volta Redonda 3×1 Boavista – Raulino de Oliveira
Confira a agenda tricolor para o mês de abril:
8ª rodada da Taça Guanabara
03 ou 04 de abril – Macaé x Fluminense – Local indefinido – Local indefinido
9ª rodada da Taça Guanabara
10 ou 11 de abril – Fluminense x Nova Iguaçu – Maracanã
10ª rodada da Taça Guanabara
17 ou 18 de abril – Fluminense x Botafogo – Maracanã
Copa Libertadores da América
2o a 22 de abril
11ª rodada da Taça Guanabara
24 ou 25 de abril – Fluminense x Madureira – Maracanã
Copa Libertadores da América
27 a 29 de abril
Por Explosão Tricolor
E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com
