Segundo informação do jornalista Danilo Lavieri, do portal UOL Esporte, a Libra decidiu retirar o privilégio de mínimo garantido para Flamengo e Corinthians. Esse era um dos itens que mais incomodava não só os times que estão no Forte Futebol, mas também os membros do próprio grupo, como já havia deixado claro a presidente do Palmeiras, Leila Pereira.
Ainda segundo o jornalista, a decisão foi tomada em um encontro feito na Federação Paulista de Futebol na última terça-feira, também com a participação de alguns dirigentes online, e será oficial após um novo encontro dos participantes, inicialmente marcado para amanhã (26).
Sendo assim, o estatuto da Libra terá que todos os times do Brasileirão de 2025 (o primeiro que seria organizado pela liga) terão direito a pelo menos o mesmo valor em receita que já têm na edição de 2023 de forma proporcional.
(CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE)
Considerando essa possibilidade de o Brasileirão de 2025 arrecadar menos do que na atual edição, a distribuição do total seria feita de forma proporcional ao que acontece hoje, respeitando a mesma porcentagem atual.
Resumindo: Flamengo e Corinthians ainda ganhariam mais do que os demais. A diferença é que agora os dois assumem o mesmo risco dos outros, sem o benefício da garantia de continuar com o mesmo total acumulado e com o prejuízo sendo distribuído aos outros 18 participantes.
Vale ressaltar que a Libra considera que essa cláusula não terá utilidade, mas, por segurança jurídica, precisa estar prevista no estatuto. Isso porque a expectativa é de que as receitas de 2025 sejam superiores às de 2023. Com isso, o modelo teria 40% divididos igualmente entre todos, 30% de acordo com a audiência e outros 30% de acordo com a classificação. Caso o bolo seja superior a R$ 4 bilhões, essa divisão mudaria para 45-30-25.
(CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE)
Imaginando um cenário extremo, onde o time que mais tem audiência também seja campeão e o lanterninha seja também o que menos teve audiência, a diferença máxima entre eles ficaria na casa de 3,3 vezes.
Vale lembrar que a Libra tem os seguintes clubes: Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória.
Já o Futebol Forte tem os seguintes integrantes: ABC, Athletico, Atlético-MG, América-MG, Atlético-GO, Avaí, Chapecoense, Coritiba, Ceará, Criciúma, CRB, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Sport, Vila Nova e Tombense.
Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor
VEJA AINDA:
- Declaração de ex-dirigente sobre chegada de investidor causa mal-estar no Fluminense
- Promessa venezuelana passa por período de testes no Fluminense
- River Plate x Fluminense deve ter maior público da história do Monumental de Núñez
- Repórter informa qual deve ser a estratégia do Fluminense na próxima janela de transferências
- Ex-dirigente do Fluminense afirma que clube está perto de anunciar chegada de investidor
- Portal boliviano deixa dúvida no ar sobre performance do Fluminense em La Paz
Agenda tricolor
Confira as datas e os horários dos próximos seis jogos do Fluminense na temporada:
- 25/05 (quinta-feira), às 19h – The Strongest-BOL x Fluminense – Copa Libertadores
- 28/05 (domingo), às 16h – Corinthians x Fluminense – Campeonato Brasileiro
- 01/06 (quinta-feira), às 20h – Flamengo x Fluminense – Copa do Brasil
- 04/06 (domingo), às 16h – Fluminense x RB Bragantino – Campeonato Brasileiro
- 07/06 (quarta-feira), às 21h30 – River Plate-ARG x Fluminense – Copa Libertadores
- 11/06 (sábado), às 18h30 – Goiás x Fluminense – Campeonato Brasileiro
Por Explosão Tricolor
E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com
