Boca Juniors e Fluminense: “Quem trabalha melhor no X?”






Redes sociais – Boca Juniors x Fluminense

Nos trabalhos digitais dos dois finalistas da Copa Conmebol Libertadores, a Samba Digital constatou que, apesar de contar com uma base 80% menor do que a do Boca Juniors no Instagram, o alto poder de engajamento dos seguidores do Fluminense – o maior do planeta em 2023 – faz com que as performances gerais se equilibrem e a diferença de performance entre os dois clubes seja pouco menor do que 15% ao longo de todo ano.

Agora, deixando a rede de Mark Zuckerberg e direcionamentos os olhares aos perfis oficiais dos dois clubes no X (ex-Twitter). Neste caso, os cenários do Instagram não se repetem.

Se por um lado com 6 milhões de seguidores os argentinos levam ampla vantagem quando se analisa a base de seguidores dos dois clubes, por outro, o Fluminense ultrapassa o rival com 22% a mais de interações e um consolidado trabalho no Twitter.

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Base de Seguidores: Vantagem dos Argentinos

Com quase 6 milhões de seguidores, o clube argentino tem base quatro vezes maior do que seu rival na final desta edição da Libertadores. A performance do Boca Juniors necessita ser destacada neste quesito.

O clube argentino é o 15º clube com maior número de novos seguidores no Twitter em 2023 e desbanca clubes do porte do Al Nassr (em sua conta em árabe), o rival River Plate, o Flamengo (clube brasileiro com maior crescimento), Tottenham, Bayern, Inter e Milan (ITA) além de diversos outros.

Voltando a análise diante do Fluminense, a diferença entre os dois clubes deu um grande salto em 2023 já que o Boca Juniors somou mais de 738 mil novos seguidores, enquanto o clube brasileiro, até dia 29 de outubro, havia somado pouco mais de 43 mil seguidores.

 

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O pico desse crescimento de seguidores dos argentinos aconteceu no dia aconteceu no dia 4 de maio: dia em que o perfil oficial do Boca celebrou a conquista do scudetto do Napoli (ITA) após longos anos de espera. A conexão entre eles gira em torno de Diego Armando Maradona, eterno camisa 10 dos times.

O post, de acordo com as métricas oficiais do X, bate em 1,6 milhão de visualizações e mais de mil retweets. Entre eles, o repost da conta oficial em espanhol do Napoli, o que, sem dúvidas, representou um pouco mais de 50% de toda a performance do material original.

Já o pico do Fluminense acontece com o anúncio surpresa do lateral Marcelo, ex-Real Madrid, e que retornou para o clube que o revelou para o mundo do futebol.

A surpresa pelo anúncio bateu a casa dos 17 milhões de alcance no post, um dos mais midiáticos da história do futebol brasileiro, mas, em termos de conversão em novos seguidores, muito abaixo: “apenas” 1,6 mil novos seguidores. A performance, inclusive, foi menor do que a do Boca Juniors no mesmo dia: 1,9 mil.

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Interações: vitória do Fluminense

Não é normal que um clube com uma base de seguidores quatro vezes menor do que do outro leve vantagem no total de interações. As exceções acontecem quando um “meme” encaixa. No entanto, no caso de dois grandes do futebol, com toda a responsabilidade editorial que envolve comandar as mídias sociais oficiais dos mesmos, não é considerado normal.

Aqui aconteceu o improvável: o Fluminense, com 23,2 milhões de interações, leva vantagem sobre o Boca Juniors e suas 18,2M de interações ao longo de 2023. Nesse caso, uma série de fatores contribuem para esse resultado:

1) A alta taxa de engajamento da FluTT (forma carinhosa que os torcedores apelidaram a milícia digital tricolor);

2) A contínua produção de conteúdo do Fluminense: São 11 mil posts quase contra 3,3 mil do perfil do clube argentino;

3) A capacidade criativa e original dos gerentes das mídias sociais do Fluminense, que faz com que entrelace o conteúdo que o público deseja ver e o que é publicado de fato.

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Tal qual no Instagram, onde o Fluminense lidera o engajamento mundial das postagens, o Twitter do Tricolor apresenta um resultado tão expressivo quanto. Com 5% de engajamento, só fica atrás de duas marcas gigantes do futebol: Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, que, recentemente, venceu novamente a Bola de Ouro.

Boca Juniors: destaque em internacionalização na América Latina

Quando se analisa onde estão os seguidores do Boca Juniors, encontra-se um cenário um tanto diferente do que o Fluminense apresenta.

Das 10 cidades com mais seguidores xeneizes, 4 são argentinas, enquanto o cenário do seguidor do perfil do Fluminense, 9 são brasileiras.

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Por Explosão Tricolor / Fonte: MKT Esportivo

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