
Dois times com sete na linha. Um goleiro para cada lado. Todos de Fluminense. É requisito básico. Um time de tricolor e o outro, de branco. Campo society medido com 50 metros de largura por 32 de comprimento. Gramado bem aparado. Comidas servidas. Sócios e não-sócios felizes e unidos por um só caminho: o Fluminense. Assim foi realizada mais uma edição do Tricolor em Toda Terra, desta vez, em Florianópolis. Com uma dinâmica diferente das demais. Sai o restaurante e os produtos a serem comercializados, entra o ambiente mais familiar e a tradicional pelada.
– Nós sempre buscamos pessoas identificadas com o Flu em cada cidade para realizar os eventos em espaços que comportam sócios e torcedores do Fluminense. Conversamos com o Casinho (Eduardo Cariona), que nos contou que era colecionador de camisas do clube. Na época, não pudemos realizar a pelada, pois o campo estava passando por uma reforma. Mas, o Romerito veio e botou o pé dele na calçada da fama que o Casinho mesmo fez aqui no campo. Fizemos o evento, foi muito bacana, e compareceram cerca de 100 pessoas. Estávamos esperando o jogo no fim de semana, pintou a chance e aqui estamos – relatou Mariana Britto, gerente de Eventos de Marketing do Fluminense.
Como o jogo estava programado para domingo, 9, e foi transferido para o sábado, 8, 18h30, facilitou ainda mais a organização do evento, deixando com um espaço de tempo razoável, de duração das 10h às 15h. Foram vendidos pacotes para a partida com serviços diferentes das outras edições do TTT.
– Como aqui não é ponto comercial, não deu para fazer vendas de produtos e por isso acabou ficando um pouco diferente das outras edições. Tivemos que mudar um pouco a dinâmica da programação. Oferecemos o pacote com camisa, com direito brindes licenciados do Tricolor em Toda Terra, fora a comida e bebida já acrescida. Enfim, tivemos que oferecer uma coisa maior para os torcedores para que eles ficassem até a hora de ir para o jogo na Ressacada no início da noite – explicou Mariana.
Para este jogo, não teve ingressos. O Avaí não aceitou negociar. Geralmente, todo evento os pacotes já vem com ingressos incluídos. Este ano, o patrocínio do evento, que já tem três anos de existência, é maior. Adidas, Futebol Tour (agência Vou Ver o Fluminense), Brahma (Movimento por um futebol melhor) e Frescatto são os apoiadores do programa. O clube não gasta nada nestes eventos. Pelo contrário. Busca mais sócios espalhados pelo país. Outra novidade foi a presença de um jogador do elenco atual, Magno Alves, que participou da programação em Brasília.
A próxima parada do Tricolor em Toda Terra será em Joinville, também em Santa Catarina. O Departamento de Marketing do Fluminense está negociando o local na cidade catarinense. Além de Joinville, Belém do Pará também entrará na rota do TTT por causa do jogo da Copa do Brasil, contra o Paysandu.
– Todo jogo fora do Fluminense tem uma equipe do marketing envolvida nestes eventos. Mesmo que em certos jogos não tenha o TTT, teremos uma equipe em pontos das cidades para trocar ingressos para os sócios nos dias de jogos e organizar a entrada de mascotes. O Fluminense é o único clube que tem uma equipe de marketing viajando sem custo nenhum para o clube, o que é muito importante – finalizou Mariana Britto.
Nesse evento em Florianópolis, viajaram cinco integrantes do Marketing, pois a dinâmica do programa foi mudada devido aos três ex-jogadores (Aílton, Cadu e Romerito) mais o presidente Peter Siemsen e o VP de futebol, Mário Bittencourt, que jogaram a pelada. Lembrando que o campo da pelada entre os torcedores contou com as placas de patrocinadores no campo e todos os equipamentos licenciados com a marca do Fluminense. Tudo preparado nos mínimos detalhes. Com direito a um sorteio do Movimento por um Futebol Melhor, que presenteou o maior consumidor do programa no evento. João Bayer recebeu como prêmio passagens para o Rio de Janeiro para torcer pelo Fluminense contra o Figueirense, no Maracanã, daqui a uma semana.
Fonte: Comunicação Institucional / Foto: Nelson Perez – Divulgação FFC
Explosão Tricolor