Campeonato Brasileiro: Sport corre o risco de perder pontos por conta de escalação irregular




Campeonato Brasileiro



Após o problema com as inscrições dos últimos reforços que causou a destituição da diretoria de futebol, o Sport tem mais uma grande dor de cabeça por conta de irregularidade no elenco. Trata-se do zagueiro Pedro Henrique, que disputou quatro partidas pelo Rubro-negro – mas havia sido computado em sete pelo Internacional nesta Série A. Assim, o Leão corre o risco de perder pontos na Série A.

A diretoria do Sport ainda trabalha com o caso sob a condição de suspeita e não chegou a ser notificada pela CBF sobre o caso – ainda não houve denúncia. Assim, acionou a equipe de advogados no Rio de Janeiro para apurar os fatos. É o que diz o presidente do clube, Leonardo Lopes.

– A gente tomou conhecimento dessa informação. Tão logo acionamos os nossos advogados especialistas no Rio de Janeiro para saber, porque há um conflito de normas no regulamento geral e no específico. Tem uma discussão muito grande quanto à penalidade. Tem jurisprudência sobre a questão dos pontos, mas também sobre multa.

O problema existe porque Pedro Henrique fez cinco duelos pelo Internacional nesta Série A e levou cartão amarelo em outros dois, quando estava no banco de reservas. Mesmo sem atuar, a advertência caracteriza outras duas participações efetivas do zagueiro. Algo que está explicitado no Artigo 43 do Regulamento Geral de Competições.

– Se, na condição de substituto, o atleta vier a ser apenado pelo árbitro, será considerada como partida disputada pelo infrator, para fins de quantificação do número máximo a que alude o caput deste artigo.

Com isso, Pedro Henrique teve sete partidas oficialmente disputadas pelo Internacional na Série A e não poderia defender outro clube na competição – conforme consta também no Regulamento Específico do Brasileiro.

Regulamento Específico da Competição — Foto: Reprodução / CBF

 

Regulamento Específico da Competição — Foto: Reprodução / CBF

Regulamento Geral de Competições — Foto: Reprodução / CBF

De acordo com o Artigo 214 Código Brasileiro de Justiça Desportiva, a irregularidade impõe:

“Perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais).”

Neste caso, o Sport perderia 12 pontos – considerando as quatro partidas disputadas por Pedro Henrique, contra São Paulo, Chapecoense, Athletico e Fortaleza.

A ideia do Rubro-negro, no entanto, é evitar punição com perda de pontos. Até porque a equipe está na zona de rebaixamento do Brasileiro, tem 17 pontos e está sete atrás do primeiro fora do Z-4. Caso a suspeita do clube se confirme, o zagueiro Pedro Henrique deixará de ser utilizado.

“Os advogados estão trabalhando para que a gente possa evitar perda de pontos para o clube. Seria uma coisa de proporções inimagináveis. Se for confirmado, o atleta não vai mais poder entrar em campo para que a gente não fique com risco de ter esse acontecimento em sequência.”

Artigo 214 - CÓDIGO BRASILEIRO DE JUSTIÇA DESPORTIVA — Foto: Reprodução

Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!



Por Explosão Tricolor / Fonte: Globo Esporte

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com