Carta aberta ao treinador do Fluminense, Luis Zubeldía
12 de dezembro de 2025Explosao Tricolor
Foto: Lucas Merçon / Fluminense F.C.
Vasco 2×1 Fluminense – Copa do Brasil 2025
Carta aberta ao treinador do Fluminense, Luis Zubeldía
(por Lindinor Larangeira)
“Caro Professor Zubeldía,
Em primeiro lugar, parabéns pela excelente campanha no segundo turno do Brasileirão 2025 da Série A, em que um dos grandes objetivos do ano, o retorno do Fluminense à Conmebol Libertadores foi alcançado. Minhas congratulações também, pelo fato de você ter demonstrado que, independentemente da nacionalidade, o que credencia um profissional é a sua competência. Característica que demonstrou até aqui.
Na qualidade de torcedor da “velha geração”, que começou a acompanhar e amar o Fluminense no final da década de 1960, tomo a liberdade de te escrever para, ao mesmo tempo de agradecer, mostrar algumas inquietações, que acredito, mais do que minhas, são de boa parte de nossa torcida.
É verdade que você pegou o bonde andando. Não teve qualquer ingerência na montagem do atual elenco, que tem evidentes desequilíbrios. O mais gritante é a ausência de um centroavante confiável. E digo a você que não foi por falta de cobrança da torcida aos dirigentes. Cano, desde o início da temporada, já demonstrava escassas condições físicas. Mesmo assim, diante da ineficácia das opções do elenco para a posição, é o artilheiro do time na temporada.
Sobre Everaldo, a opinião unânime da torcida é que esse atleta não tem a menor condição de vestir a camisa do Fluminense. Quanto mais, ser titular absoluto do time. Já JK, mesmo em uma fase bastante ruim, ainda é uma alternativa menos ruim do que Eve. Se o atual titular não consegue fazer gols há 20 jogos, ou mais de quatro meses, o moleque de Xerém, já balançou as redes recentemente.
A instabilidade de Juan Freytes é outro ponto de atenção. E falo com total tranquilidade de ter sido um dos primeiros a ter pedido a contratação do jogador. Mas se está mal, tem que ir para o banco.
Ainda abusando da sua boa vontade, caso esse texto chegue até você, é bom dizer que, alguns jogadores, fundamentais na campanha da conquista da Libertadores, como Keno, não têm mais condições de entregar a intensidade requerida pelo futebol atual. Por que em situações como as do jogo de ontem, não dar oportunidade para o garoto Lavega?
Por fim, gostaria de dizer que o Fluminense é para quem acredita. E nossa torcida acredita na virada e na classificação. Porém, mais do que futebol, seus comandados devem ter atitude e vontade de vencer.
Saludos,
Lindinor Larangeira”
PS: Se fosse o Fábio que tivesse feito aquela falta, o cartão seria amarelo? Tenho minhas dúvidas.
Desde 2014, o Explosão Tricolor realiza cobertura jornalística diária sobre tudo que rola no Fluminense. Notícias, informações e opiniões são publicadas diariamente sobre futebol, torcida, gestão, finanças, marketing e outros temas para que a torcida tricolor fique bem abastecida de informações!