CASO FIFA – Pedro Trengrouse faz uma série de questionamentos importantes




Depois de afirmar, em fevereiro, que as investigações na Fifa provocariam uma reviravolta nas eleições da entidade, o consultor da ONU para a Copa de 2014, Pedro Trengrouse, dispara: “A Fifa sempre diz que pune os países que interferem no futebol. Quero ver agora punir Suíça e Estados Unidos, que a investigam”. Professor de direito esportivo da FGV, ele analisa alguns pontos da situação:

– “É esquisito que, depois de três anos de investigação, o FBI tenha escolhido as vésperas da eleição para fazer as prisões. O príncipe jordaniano Ali Bin Al Hussein, que disputaria o cargo com Joseph Blatter hoje, tem apoio dos Estados Unidos. Com o FBI dizendo que há muito mais a ser investigado, os eleitores estariam à vontade para votar no Blatter sabendo que ele pode ser preso amanhã? Afinal, tudo que aconteceu na Fifa nos últimos 30 anos passou por ele…”

– “Se ficar provada a fraude na escolha das sedes das próximas Copas (Qatar e Rússia), a Rússia vai reagir. Putin não vai poupar esforços para se defender, e teremos mais um capítulo da Guerra Fria. Poderá até ter um incidente diplomático comparando a Fifa à Baía dos Porcos”.

– “O presidente da Uefa, Michel Platini, desistiu de anunciar sua candidatura à presidência da Fifa por não ter apoio. Agora, foi ele quem pediu o adiamento das eleições. Com o enfraquecimento do Blatter, Platini se fortalece”.

– “No mais, é prematuro tirar o nome de José Maria Marin do prédio da CBF. Nem sei se deveria ter sido colocado, mas já que foi não deve ser retirado assim. Todo mundo é inocente até que se prove o contrário”.

Por Explosão Tricolor / Fonte: Observatório do Fluminense / Foto: Divulgação