Marcos Paulo já assinou um pré-contrato com o Atlético de Madrid, da Espanha, e o Fluminense ainda tenta uma transferência imediata como forma de obter um retorno financeiro, ainda que abaixo da expectativa, pelo jogador de 19 anos formado nas categorias de base em Xerém. Caso não aconteça acordo, o atacante sairá ao fim do contrato, no meio de 2021, sem ser vendido. Mas um mecanismo da Fifa pouco conhecido garantirá que o Tricolor, ao menos, não saia totalmente de mãos abanando. Trata-se do “training compensation”, ou “compensação por treinamento“, em português.
No “caso Marcos Paulo”, o Fluminense terá direito a cerca de € 500 mil euros, pouco mais de R$ 3 milhões, caso se confirme a saída do atacante ao fim do contrato, em junho. Este valor precisará ser pago dentro de 30 dias pelo próprio clube responsável pela contratação, no caso, o Atlético de Madrid.
Assim como o mecanismo de solidariedade, a compensação por treinamento foi criada pela Fifa com o intuito de proteger os clubes formadores dos atletas (onde o jogador passou entre os 12 e os 23 anos).
Enquanto o mecanismo de solidariedade, mais conhecido, assegura até 5% de todas as vendas futuras de um jogador aos seus clubes formadores, a compensação por treinamento é acionada em duas situações, e apenas para o clube em que o atleta atuava imediatamente antes de se transferir:
- O primeiro caso é quando um jogador é registrado pela primeira vez como profissional, os clubes que participaram do seu treinamento e educação terão direito a tal indenização. Por exemplo: um jovem que só tinha vínculo amador com o clube “A” assina o primeiro contrato profissional com o clube “B”.
- O segundo caso, onde se enquadra Marcos Paulo, é quando um atleta é transferido entre clubes de diferentes associações nacionais, no decorrer ou ao fim de seu contrato, durante seu período de formação. Na prática, é como se fosse um valor mínimo obrigatório, embutido nas compras e garantido ao último clube em caso de saídas ao fim do contrato.
Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!
33ª rodada
31/01 – Domingo – 20h30 – Fluminense x Goiás – Nilton Santos
34ª rodada
03/02 – Quarta-feira – 21h30 – Bahia x Fluminense – Arena Fonte Nova
35ª rodada
07/02 – Domingo – 16h – Fluminense x Atlético-MG – Maracanã
36ª rodada
Ceará x Fluminense – Arena Castelão – CBF ainda definirá data e horário
37ª rodada
Santos x Fluminense – Vila Belmiro – CBF ainda definirá data e horário
38ª rodada
Fluminense x Fortaleza – Maracanã – CBF ainda definirá data e horário

