A Europa e os Estados Unidos deram o alerta em dezembro. Os vizinhos já começam a bater recordes de casos, e agora é a vez de o futebol brasileiro — afetado como todo o país — analisar como será o retorno da temporada diante da onda da Ômicron, a nova variante da Covid-19.
Ainda não há número expressivo de casos de infectados nos clubes, pois poucos elencos começaram a retornar, na última segunda-feira, das férias. Outros se reapresentam nos próximos dias ou apenas na semana que vem. Mas os casos já começam a aparecer à medida em que os testes são feitos. Botafogo e Vasco, por exemplo, já tiveram de afastar alguns atletas por causa da Covid-19.
A luz amarela já foi dada pelas organizações que cuidam do futebol no país. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) iniciou as reuniões para a definição do protocolo sanitários nas competições ontem à noite. A expectativa é que até o fim de semana haja algum esboço do novo documento, que, segundo o coordenador médico da entidade, Jorge Pagura, poderá ser mais rigoroso a partir de fevereiro:
— Estamos analisando os campeonatos europeus e eventos nos Estados Unidos, além de dados dos principais países. Essa nova variante vai exigir adaptações em relação à temporada passada. Nossas exigências devem estar compatíveis com a definição das autoridades sanitárias locais. Estamos também à espera de dados oficiais no Brasil e também a aplicabilidade do novo período de isolamento em relação à Ômicron.
Atualmente, a CBF exige testes com 72 horas de antecedência naqueles que não têm anticorpos ou não tiveram Covid-19 ou tiveram teste positivo PCR ou de anticorpos há mais de seis meses. O período de isolamento é de 10 dias.
A Federação de Futebol do Rio de Janeiro também estuda nesta semana mudanças nas diretrizes para o Campeonato Carioca que começa no fim do mês.
— A CBF já solicitou que todos os clubes das Séries A e B enviassem a listagem de todos os jogadores e membros da comissão vacinados, quais foram as vacinas e o período, quem testou positivo. Por enquanto, só quem jogou a B que está vivendo isso. Nós, só no primeiro dia, com a testagem, é que pudemos tomar pé da situação. Vamos fazer testagem rotineira durante toda a pré-temporada — diz o médico do Vasco, Marcos Teixeira, destacando que os cuidados das principais ondas da pandemia serão retomados. — Todo mundo volta a usar máscara, por exemplo, e todas as demais medidas.
— Reforçamos os protocolos sanitários, a importância do cartão vacinal e alertamos que a situação requer cuidado permanente. Estamos realizando testagem com frequência nos atletas e funcionários do futebol — destacou o médico do Botafogo, Caio Senise.
Casos na Argentina
Com o aumento de casos no país — a média móvel de contaminados cresceu 153% no primeiro dia útil do ano —, a tendência é que os clubes brasileiros repitam os vizinhos argentinos. Lá, o recorde de novos casos diários foi batido há uma semana, com 50 mil infectados.
O reflexo no futebol foi imediato. Após as festas de fim de ano, 14 dos 18 clubes que se reapresentaram esta semana têm jogadores com Covid-19. No total, até ontem, somavam 101 infectados entre atletas e membros das comissões técnicas. O Vélez Sarsfield lidera a lista com 12 pessoas, incluindo o atacante Lucas Pratto, ex-Atlético-MG e São Paulo. O Boca Juniors contabiliza 10 contaminados.
A onda da variante Ômicron também afetou o planejamento do River Plate, que faria a pré-temporada em Miami e decidiu mudar para a Patagônia diante da explosão de infecções.
Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!
Calendário da Copa Libertadores 2022
Primeira Fase da Pré
9 de fevereiro (ida) e 16 de fevereiro (volta)
Segunda Fase da Pré
23 de fevereiro (ida) e 2 de março (volta)
Terceira Fase da Pré
9 de março (ida) e 16 de março (volta)
Sorteio da Fase de Grupos
23 de março
Fase de Grupos
6, 13 e 27 de abril e 4, 18 e 25 de maio
Sorteio dos confrontos das Oitavas de Final
1° de junho
Oitavas de final
29 de junho (ida) e 6 de julho (volta)
Quartas de final
3 de agosto (ida) e 10 de agosto (volta)
Semifinais
31 de agosto (ida) e 7 de setembro (volta)
Final
29 de outubro (Estádio Monumental, em Guayaquil, no Equador)
Agenda tricolor no Campeonato Carioca 2022
1ª rodada
Fluminense x Bangu – Estádio a definir – 26 ou 27 de janeiro
2ª rodada
Madureira x Fluminense – Conselheiro Galvão – 29 ou 30 de janeiro
3ª rodada
Fluminense x Audax – Estádio a definir – 02 ou 03 de fevereiro
4ª rodada
Flamengo x Fluminense – Estádio a definir – 05 ou 06 de fevereiro
5ª rodada
Fluminense x Botafogo – Estádio a definir – 09 ou 10 de fevereiro
6ª rodada
Fluminense x Portuguesa – Estádio a definir – 12 ou 13 de fevereiro
7ª rodada
Nova Iguaçu x Fluminense – Estádio a definir – 16 ou 17 de fevereiro
8ª rodada
Fluminense x Volta Redonda – Estádio a definir – 19 ou 20 de fevereiro
9ª rodada
Fluminense x Vasco – Estádio a definir – 25 de fevereiro, ou 02 ou 06 de março
10ª rodada
Resende x Fluminense – Estádio a definir – 12 ou 13 de março
11ª rodada
Boavista x Fluminense – Elcyr Resende – 19 ou 20 de março
Por Explosão Tricolor / Fonte: O Globo
E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com
