Coletiva completa de Mário Bittencourt: escolha por Odair Hellmann, possíveis retornos de Thiago Silva e Thiago Neves, acordo com a Umbro e muito mais




Foto: Vinicius Toledo / Explosão Tricolor



Mário Bittencourt concedeu coletiva no CT Carlos José Castilho

Na tarde da última sexta-feira (14), o presidente Mário Bittencourt concedeu uma longa entrevista à imprensa no CT Carlos José Castilho, na Barra da Tijuca. O mandatário tricolor respondeu perguntas sobre diversos assuntos, tais como: contratação de Odair Hellman, renovações de jogadores, busca por reforços, acordo com a Umbro e afastamento de Celso Barros. Confira abaixo a íntegra da coletiva:

Escolha por Odair Hellmann

Mário Bittencourt: Odair era um treinador que já tínhamos no radar. Ninguém fica tanto tempo em um clube com resultados tão expressivos. É um profissional de excelência. Tivemos com ele na terça-feira à noite. Tivemos uma longa conversa, que durou três a quatro horas. Ele buscando entender o projeto do clube, e nós buscando saber o que ele poderia nos entregar. Ele entendeu a situação do clube e vem no que podemos pagar para treinador. Profissionais de scout foram à Granja para passar informações para ele, um mapeamento de jogadores que já vínhamos fazendo há dois meses. Vão debater nomes. Quando você contrata um treinador, pesquisamos no mercado como é questão de gestão, ambiente. E a cada dez pessoas, onze falam que ele é um homem de caráter e de grande capacidade. Tenho certeza que fizemos uma excelente escolha.

Retorno de Marcão à função de auxiliar técnico 

Mário Bittencourt: Por que ele não vai seguir? Porque era um combinado meu e dele quando ele foi efetivado. Perguntei se ele gostaria de iniciar uma carreira de treinador, abrindo a possibilidade de seguir para outros clubes se acabasse saindo ao fim do ano. Ele respondeu que entrou para ajudar no projeto de reconstrução do Fluminense e gostaria de continuar como auxiliar técnico. Na última semana, tive uma nova conversa com ele. Perguntei se a posição continuava. Ele disse que sim, que gostaria de continuar no projeto como auxiliar, e agora técnico do Sub-23, se qualificando ainda mais.

Negociação por Everaldo 

Mário Bittencourt: Eu, particularmente, gosto muito. Paulo também. Está no monitoramento do scout desde antes de eu ser presidente. Foi feito, sim, um primeiro contato com os representantes do jogador, para saber o que eles desejam para 2020.

Interesse na volta de Fred 

Mário Bittencourt: O desejo de repatriar o Fred sempre existiu, até antes da eleição. Jogador que gosto muito e um dos maiores ídolos da história do clube. Temos uma relação de amizade também. Eu acabei o encontrando sem querer nas Laranjeiras. Quando acabou o treino ele foi na minha sala e me deu um abraço. Tivemos uma conversa de amigos. Desejei sorte a ele na reta final do Brasileirão. E de lá para cá não mais nos falamos. Ele tem contrato com o Cruzeiro até o fim de 2020, com salário muito além das nossas possibilidades. Não temos nem como chegar perto do que ele ganha lá. Neste exato momento não há nenhuma conversa aberta com ele. Zero. Sigo dizendo que há um interesse sim. Mas no momento ele está vinculado a outro clube. Mas futebol é um dia após o outro.

Possíveis retornos de Thiago Silva e Thiago Neves

Mário Bittencourt: Futebol é um dia após o outro. Sem vínculo e entendendo que estamos em reconstrução, pensaremos na possibilidade, assim como o Thiago Silva. Mas esses jogadores estão em um nível salarial muito distante. A gente tem que montar um time e reconstruir o clube. Só assim poderemos canalizar tudo no futebol no futuro.

Negociações por renovações com Allan e Caio Henrique

Mário Bittencourt: Fizemos propostas salariais para os dois e encaminhamos notificações para Liverpool e Atlético de Madrid perguntando o que precisamos para fazer para chegar a um acordo. Ambos os jogadores manifestaram interesse em continuar no clube.

Compra de Nino 

Mário Bittencourt: O Nino estamos muito bem encaminhados. Havia uma opção de compra do Flu com Criciúma por 50% dos direitos. Consegui, com o mesmo valor, comprar um percentual maior. O presidente do Criciúma entendeu. Temos um crédito a receber do Corinthians e usamos parte desta verba. O contrato está para ser assinado hoje. Estamos perto de chegar a um acordo salarial com o Nino. Contrato é para os próximos três anos.

Situação contratual de Evanilson 

Mário Bittencourt: É um jogador que teve um primeiro contrato, em 2015, de três anos. Foi rescindido na época e feito um novo de três anos. Quando cheguei, ele estava na base, recebi a informação que ele era um jogador interessante. O clube Estação, do Ceará, tem 40% dos direitos. Contrato vence em fevereiro. Empresários falaram para nós que só conversariam ao fim da temporada. Hoje o Evanilson é um jogador livre. Mas como é um jogador digno e muito correto, ele e os empresários abriram conversas. Tivemos três conversas. Buscamos que ele continue aqui, mas não será nas mesmas condições.

O Fluminense, hoje, não tem nada sobre ele. Ele tem propostas de clubes de fora do Brasil. Integrei ao profissional pelo desempenho e precisávamos na reta final da temporada. E para mostrar para ele que ele vai ser muito importante. Falei para ele no vestiário, saiu até em vídeo, que gostaria que ele ficasse, que seria muito feliz no Fluminense. Ele já tem um pré-contrato assinado com o clube que o empresário dele representa. Mas estou fazendo o máximo que puder para mantê-lo no futuro e para que o Fluminense seja recompensado de uma forma digna pelo jogador. Agradeço pela compreensão dos empresários em buscar uma composição.

Provável permanência de Gilberto

Mário Bittencourt: A gente fez uma proposta para a Fiorentina. Disseram que ela está bem inclinada a aceitar para que o jogador seja incluído definitivamente no Fluminense com um percentual dos direitos.

Aquisição de Yuri Lima 

Mário Bittencourt: O Fluminense fez uma proposta ao Santos. Está bem avançado para ele vir em definitivo para a gente.

Reunião com empresário de Digão 

Mário Bittencourt: Representante dele esteve hoje aqui. Ele tem vínculo com o Cruzeiro. Teria que se desfazer do vínculo lá ou o Cruzeiro reemprestá-lo

Propostas por Marcos Paulo

Mário Bittencourt: Jogador que nos ajudou muito neste fim de temporada. Já admirava como jogador e passei admirar como pessoa também. Percebi quem ele era quando entrou no vestiário chorando por ter perdido um gol. Pensei: “esse cara vai ser grande”. Recebemos algumas propostas por ele, não quisemos nem ouvir, nem receber o documento. Ele tem passaporte europeu. Diante do que ele pode apresentar, vai aparecer um monte de interessados, sem dúvida. Não temos interesse em vendê-lo nessa janela, nem em 2020, mas com o asterisco de caso recebermos uma proposta irrecusável.

Liberação de Airton 

Mário Bittencourt: Não vamos ficar com o Airton. Já conversamos sobre isso com ele.

Saída de Daniel

Mário Bittencourt: Fico triste, pois é um garoto que gosto muito. Mas foi uma opção dele. Fizemos uma proposta que o próprio empresário disse que era irrecusável. Mas ele optou pelo Bahia. É uma decisão de foro íntimo dele.

Acordo com a Umbro

Mário Bittencourt: O que mais nos encantou foi a distribuição. Posso garantir que a camisa vai ser muito bonita e não é essa que está nas redes sociais. A gente espera que os produtos cheguem mais ao nosso torcedor.

Afastamento de Celso Barros 

Mário Bittencourt: Com relação ao Celso, a decisão segue mantida. Mas estamos preocupados com outros assuntos. Vamos deixar para discutir isso mais adiante.

Elogios a Paulo Angioni

Mário Bittencourt: Queria fazer um enorme elogio ao trabalho do Paulo Angioni. Se tivemos sete a oito jogadores sendo cobiçado por grandes clubes no Brasil neste ano, é porque ele fez um bom trabalho. Foi ele que trouxe Allan, Caio, Nino, Ganso, Yuri…

Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!



Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com