Coletiva completa do técnico Renato Gaúcho após a vitória do Fluminense sobre o Fortaleza




Renato Gaúcho concedeu coletiva após a derrota para o São Paulo
Renato Gaúcho - Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense FC

Coletiva completa do técnico Renato Gaúcho após a vitória sobre o Fortaleza

Técnico do Fluminense conversou com a imprensa após o triunfo sobre o Fortaleza

Confira todas as perguntas e respostas da entrevista coletiva do técnico Renato Gaúcho após a vitória do Fluminense por 2 a 1 sobre o Fortaleza, na tarde deste sábado (16/08), no Maracanã, pela 20ª rodada do Brasileirão 2025:

Importância da vitória sobre o Fortaleza 

“Por isso que hoje foi importante a vitória, damos mais um pulo no campeonato, chegamos a 27 pontos. Conseguimos chegar às quartas da Copa do Brasil. Conseguimos uma vantagem mínima na Colômbia contra o América e espero que o torcedor compareça em massa na terça-feira. Vai ser um jogo difícil, pegado. O América jogou quinta feira praticamente com o time todo reserva. E eu utilizei praticamente 70%, 80% dos jogadores que atuaram na Colômbia. O desgaste é muito grande. Até porque temos jogadores no DM.”

VEJA AINDA: Notas das atuações de Fluminense 2 x 1 Fortaleza

Entrada de Lima ao invés de Luciano Acosta

“O Lima é um jogador do grupo do Fluminense, vem jogando e entrando, tem nos ajudado bastante. O jogo estava muito pegado, infelizmente nós tomamos aquele gol. Eu também ia colocar o Lucho (Acosta), que ainda está conhecendo o grupo, os companheiros, as características. Ainda precisa de um tempo de adaptação.

Vou soltando ele aos poucos. Mas hoje o jogo estava muito pegado, de repente poderia faltar um ritmo a mais para ele. Já estávamos perdendo o meio para o Fortaleza, então resolvi colocar o Lima que é um jogador com ritmo de jogo.”

Disputa pelo comando do ataque

“Os dois (Everaldo e Cano) estão bem, o John Kennedy também. Todos têm minha confiança. Tento passar muita confiança pra eles durante os treinamentos e durante os jogos. O Everaldo era muito criticado e hoje já caiu nas graças da torcida pelos gols e pela entrega nos jogos. Da mesma forma o Cano, que já voltou a fazer gols. É importante ter jogadores lá na frente que fazem gols. Não tem preferência pelo Brasileiro, Sul-Americana, Copa do Brasil… é o ritmo dos jogos. Tenho escalado tanto um quanto o outro. Não estamos dando preferência a uma competição, estamos procurando avançar nas três.”

Falta de espaço para John Kennedy 

“O John Kennedy faz parte do grupo do Fluminense também. Everaldo vem jogando juntamente com o Cano, os dois vêm fazendo gols. Tenho falado com o Kennedy. Mas é difícil. A toda hora, são jogos apertados. A preferência pelo Everaldo, hoje, também foi pela bola aérea. É alto, ajuda bastante tanto lá na frente quanto na parte defensiva. Gostaria de dar mais chances, mas tem que ser na hora certa. Tenho cinco substituições e muitas vezes prefiro esperar um pouco para ver o que está acontecendo no jogo. Todos os jogos tem sido difíceis. Não dá para fazer mais do que cinco substituições, mas é um jogador que tem toda a minha confiança.”

Utilização de Ganso 

“Não penso como titular, nem como segundo tempo. Ele faz parte do grupo. Ele é um gênio. mas tem jogos e jogos. Eu mudo bastante. Dependendo do adversário, do que a gente precisa. Ele estava jogando bem, mas eu tinha que fazer uma substituição porque a gente estava perdendo o meio. O Ganso toda vez que eu preciso ele entra, ou começa a partida, ele é fundamental para gente. Jogador de grupo. Tenho feito revezamento, tenho poupado alguns jogadores pelo desgaste. Todo jogador que eu coloco tem dado contra do recado. Eu não tenho time, tenho grupo.”

Desempenho de Davi Schuindt

“Jogador que eu tenho acompanhado, tenho lapidado durante o treinamento. Desde que eu cheguei ao Fluminense eu vejo características nele. Quando eu coloquei ele contra o Bahia, dei conselhos e falei para ele ir tranquilo. Estava sem ritmo e deu conta do recado. Hoje, ele entrou, jogou, jogou bem e nos ajudou. Eu falo para eles que eles tem que estar preparados. Treinar forte para jogar forte. Eu botei para jogar sem medo nenhum. O Fluminense ganhou mais dois jogadores.”

Ausência de Santiago Moreno

“Vocês têm que estudar um pouco mais, com todo respeito. Ele está parado há uma semana, não conhece nem os companheiros dele… É a mesma coisa com o Lucho Acosta… Porque daqui a pouco começo a colocar esses caras, sem estarem preparados, e vão falar que não são bons jogadores. Então, o cara está parado há uma semana… como vou escalar? Tem que treinar, recuperar a forma física, adaptação… Pra não colocar ele na arena e entregar ele pros leões. Da mesma forma o Lucho. Não coloquei ele por isso. Ele estava lá nos Estados Unidos. Lá o ritmo é completamente diferente, joga uma vez por semana. O meu trabalho é preparar o jogador. Você viu o tanto que sofreu o Arias, sofreu durante um ano. Não é porque ele está regularizado que ele tem que ir pro jogo. Aí eu ponho ele pro jogo, tem uma lesão e o responsável é o treinador. Não tenho que dar tudo na boca de vocês (jornalistas). Por que vocês não se informam? Vocês também precisam me ajudar um pouquinho.”

Agenda do Fluminense

  • Fluminense x América de Cali – 19/08, às 21h30, no Maracanã – Sul-Americana
  • RB Bragantino x Fluminense – 23/08, às 16h, no Cícero de Souza Marques – Brasileirão
  • Bahia x Fluminense – 26/08, às 19h30, na Arena Fonte Nova – Copa do Brasil
  • Santos x Fluminense – 31/08, às 16h, na Vila Belmiro – Brasileirão

Compartilhe o artigo em suas redes sociais!

Siga o Explosão Tricolor no WhatsAppFacebookInstagram e Rede X 

Saudações Tricolores!

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário