Coletiva completa do técnico Renato Gaúcho após o triunfo sobre o Vitória




Renato Gaúcho concedeu entrevista coletiva após o triunfo sobre o Vitória
Foto: FluTV

Coletiva completa do técnico Renato Gaúcho após o triunfo sobre o Vitória

Técnico do Fluminense conversou com a imprensa após o triunfo sobre o Vitória

Confira todas as perguntas e respostas da entrevista coletiva do técnico Renato Gaúcho após o triunfo do Fluminense Football Club por 1 a 0 sobre o Esporte Clube Vitória, na tarde deste sábado (20/09), no Barradão, em Salvador, pela 24ª rodada do Brasileirão 2025:

Triunfo sobre o Vitória

“Um jogo de muita entrega, de ambas as partes, pela situação do Vitória no campeonato. Nós precisávamos voltar a pontuar. Nós sabemos que o jogo ia ser difícil, sempre muito difícil, independente da situação dos times no campeonato, sempre muito difícil jogar aqui, uma pressão muito grande, mas o meu time soube suportar a pressão, soube se defender na hora que tinha que se defender. Procuramos atacar sempre que o adversário dava espaço para a gente. Enfim, foi um jogo de, principalmente no primeiro tempo, muito pegado. A gente conseguiu fazer um gol, isso deu uma tranquilidade maior para a gente, depois com o jogador a mais, infelizmente nós perdemos o jogador no momento que nós estávamos ganhando o jogo.

Nós poderíamos ter essa vantagem que as coisas iam ficar melhores para a gente, principalmente no segundo tempo, que o Vitória teria que vir para dentro da gente, já deixou o espaço, e aí ficou 10 contra 10. Sabíamos que o Vitória ia fazer uma pressão muito grande no segundo tempo, até porque eles precisavam do resultado. Mas aí entrou muito a entrega do meu time, o sistema defensivo, juntamente com o os atacantes. A gente soube se defender, soubemos sofrer o jogo. Tivemos algumas escapadas que poderíamos definir a partida, mas infelizmente nos precipitamos na hora de tomarmos as decisões no ataque. Mas enfim, eu acho que o mais importante de tudo foi que nós conseguimos uma vitória importante fora de casa contra um adversário que luta contra o rebaixamento também. A gente precisava pontuar. É sempre muito importante a gente vencer fora de casa, principalmente com uma equipe, com um time alternativo.

Críticas por poupar titulares no Brasileirão

“É muito fácil um ou outro criticar sempre o treinador. Por que não põe sempre o time principal em campo? Porque é impossível. As pessoas têm que entender isso. Não dá para ficar repetindo sempre a mesma coisa, dando sempre a mesma explicação, entendeu? Quem entende futebol sabe o que faz, essa é a realidade. Aí o cara vai lá, vai no ventilador, da opinião dele, não sabe o que acontece durante a semana, não tem as informações dos jogadores que estão com a perna pesada, que estão sentindo alguma coisa, o desgaste. Enfim, então, já dei os parabéns pela entrega do time, uma vitória muito importante fora de casa. Agora só estou pedindo para o nosso torcedor.”

Atuação de Lavega e saída de Lezcano

“O Lavega, apesar do pouco entrosamento e, digamos assim, de ritmo de jogo, que é muito importante, ele esteve muito bem. A entrega dele foi fundamental, eu conversando com ele o tempo todo ali. A entrega dele foi muito boa. Faltou um pouquinho de calma na hora que o Canobbio dividiu uma bala com os zagueiros de cabeça. Até gritei para ele ter calma, que eu sabia que o Canobbio ia ganhar aquela bola, mas ele se precipitou, ficou impedido. Mas ele teve uma entrega muito grande, foi importante, apesar da falta de ritmo, a mesma coisa com Lezcano. Infelizmente, tive que tirar ele no intervalo do jogo para colocar um zagueiro. Até porque ia ficar difícil jogar o segundo tempo todo com dois jogadores que estão sem ritmo de jogo. Mas, no mais, volto a repetir. O time está de parabéns pela entrega. É isso que eu quero dos jogadores quando eles recebem oportunidades. Muitas vezes o jogador não está bem tecnicamente, mas essa entrega aí, ela tem que ter. E hoje nós conquistamos três pontos importantes fora de casa.

VEJA AINDA: Notas das atuações de Vitória 0 x 1 Fluminense

Em primeiro lugar, o campo ficou maior com 10 homens, não podia ficar com dois jogadores sem ritmo de jogo. Porque ia ter que fazer mais trocas. Estava jogando já com o Canobbio, que jogou o tempo todo na Argentina; Guga, que jogou quase todo o tempo lá, Hércules também… Então essas coisas vocês têm que pensar, vocês não enxergam, e eu sou pago para enxergar. Além do mais, no momento que eu tiro o Lezcano, poderia fazer a substituição que você falou tirando um atacante, mas pensei diferente: vou ter dois jogadores velozes pelos lados, porque vai ter espaço para os contra-ataques para a gente também dar trabalho para a defesa do Vitória.

No momento que tiro um atacante estou chamando o adversário para dentro de mim. E eu estava com dois jogadores muito técnicos no meio, Hércules e Octávio, e eles estavam bem no jogo, e tínhamos escape pelos lados. Perdi um homem no meio, mas em compensação tinha mais um no ataque. Treinador tem que pensar em tudo, até porque dessa forma nós estivemos bem, nos defendemos bem, porque os dois laterais do Vitória apoiam bastante. E eu tinha que ter esses meus atacantes para acompanhar eles. Deu certo, podia ter dado errado, mas deu certo.

Substituições durante a partida

“Deu certo, podia ter dado errado, mas deu certo. Acho que o mais importante de tudo foi que a gente conquistou. Volto a repetir, três pontos importantíssimos fora de casa, voltamos a vencer. É sempre muito difícil jogar e ganhar fora de casa, principalmente numa situação que se encontra o Vitória. E pelo que aconteceu na partida, ter uma equipe totalmente modificada, é sempre muito difícil. Então não é fácil, não é fácil. Nós pegamos, por exemplo, o Vitória, que descansou a semana toda. Jogou contra o Fortaleza no último sábado, nós jogamos terça-feira na Argentina, descansamos os jogadores, trouxemos alguns para cá.

O Fluminense disputa três competições e os jogadores são seres humanos. Eu fui jogador e eu sei o que eles fazem. Por isso que eu tenho esse cuidado todo com eles, procurar oportunidades para todo mundo justamente para isso, mexer no grupo, dar oportunidades justamente por isso. Se eu colocar sempre um time, sempre os vendo jogadores em campo, não vou ganhar, vou cansar o time e vou perder os jogos, e vou perder os jogadores. Então se o Fluminense está avançando em três competições, é porque o trabalho está bom. É porque eu tenho um grupo muito bom e os jogadores me dão a resposta que eu quero.”

Apoio da torcida contra o Lanús

– Estou pedindo para o nosso torcedor. Na próxima terça-feira a gente mais do que nunca precisa disso para gente reverter também o placar da Sul-Americana. A gente já fez isso com o Bahia e eu tenho certeza que o nosso torcedor vai estar no Maracanã lutando, apoiando o tempo todo. E a gente vai em busca do resultado que nos interessa, que é a virada. Se Deus quiser a gente conseguir mais uma semifinal, que é o nosso objetivo.

Compartilhe o artigo em suas redes sociais!

Siga o Explosão Tricolor no WhatsAppFacebookInstagram e Rede X 

Saudações Tricolores!

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com