Com a barca praticamente montada, Fluminense reforçará a defesa e meio de campo




Gum e Marlon devem continuar formando a zaga do Fluminense em 2016
Gum e Marlon devem continuar formando a zaga do Fluminense em 2016

O Fluminense já começou a traçar seu planejamento para a temporada de 2016. Dificilmente o elenco tricolor sofrerá alterações radicais, e a gestão de futebol considera que uma boa espinha dorsal já está à disposição. Mas as prioridades de contratações para 2016 passam pelo meio de campo e pela zaga. O jovem Gustavo Scarpa, um dos destaques do time em 2015, não é visto como um jogador que tenha as características de armar a equipe, o que obriga o clube a investir na contratação de um atleta mais cerebral, ainda mais agora, que o clube não contará mais com os meias Gerson e Vinícius. O problema no setor poderá ficar ainda maior se o volante Jean deixar as Laranjeiras. Com sondagens do Al-Jazira, dos Emirados Árabes, e de clubes brasileiros, como o Palmeiras, Cruzeiro e Internacional, o camisa 7 não tem presença assegurada no Fluminense. No início deste ano, ele renovou contrato com o clube até o final de 2017.

A defesa do Fluminense, que foi o ponto mais criticado durante esta temporada, também precisará de alguns reparos. Antônio Carlos, Artur, Henrique e João Filipe devem fazer parte da barca que zarpará no final do ano. A permanência de Gum, que completou 300 jogos com a camisa tricolor, é praticamente certa, apesar dos interesses do Corinthians e Santos. A princípio, o Marlon também fica, mas caso alguma proposta tentadora do futebol europeu apareça para ele, o clube poderá vendê-lo. Recém-promovido ao time profissional, Nogueira, que estreou ontem a noite no empate do Fluminense com o Internacional, integrará o elenco.

Para o ataque, o Fluminense deve confirmar a dispensa do Lucas Gomes após o término do Brasileirão. Wellington Paulista e o Magno Alves estão com as suas situações sendo avaliadas pela diretoria por causa das questões contratuais, entretanto, há uma forte corrente interna pedindo que o clube rescinda com os dois atacantes.

O aproveitamento da molecada de Xerém será tão ou mais intenso como tem acontecido, e o técnico Eduardo Baptista já sinalizou que pretende usar jovens que se destacarem durante as atividades e lançar alguns outros que subirão para o time profissional do Fluminense.

Pelo visto, a barca do Fluminense zarpará com muitos tripulantes. E a garotada da base ditará o ritmo em 2016 com o Fred no comando.

Por Explosão Tricolor / Foto: Fluminense FC