Com apoio de R$ 20 milhões do estado, Flu, Fla e Fogo jogarão na Ilha em 2016




Numa reunião realizada na última quinta-feira, os dirigentes de Botafogo, Flamengo e Fluminense, e integrantes da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj) definiram que os esforços do estado estão agora voltados para a ampliação do Estádio Luso Brasileiro, na Ilha do Governador. O governo do estado vai subsidiar, pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, R$ 20 milhões para a reforma do Estádio Luso Brasileiro.

— A princípio, o estado entrará com esse valor para a reforma completa. Os clubes prometeram apresentar os detalhes do projeto o quanto antes. Acredito que, como é do interesse deles, nos próximos dias teremos mais detalhes — disse o secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral, que repassará os dados do projeto ao setor de incentivos.

Segundo pessoas envolvidas no projeto, os três clubes dividiriam um estádio para a disputa do Brasileiro e a Copa do Brasil de 2016. A capacidade seria de 30 mil pessoas e os clubes ainda buscariam parceiros extras, além dos recursos provenientes da Lei de Incentivo.

— Pelo que nos passaram, serão dois tipos de obra. A primeira para a construção de uma arquibancada fixa, enquanto outra seria temporária — explicou Cabral.

Quem auxilia os clubes na elaboração do projeto é João Henrique Areias. Especialista em gestão esportiva, Areias foi um dos idealizadores da Arena Petrobras, erguida no Luso Brasileiro, no ano de 2005, e foi “convocado” pelos clubes envolvidos para tocar o atual projeto.

Marco Antônio Cabral ainda adiantou que o Botafogo avançou nas conversas com o Comitê Rio-2016 para abrir o Estádio Nílton Santos durante o Estadual. Resta definir a capacidade que o estádio terá para receber os jogos durante o campeonato.

— Será uma alternativa para disputar o Estadual. Depois disso, não tem como manter o estádio aberto para jogos — frisou.

Por Explosão Tricolor / Fonte: Extra / Foto: Picasa / Divulgação