Doze dos maiores clubes do Brasil se reunirão nesta quarta-feira (8) para tentarem aprovar a criação de uma nova associação. Os participantes são: Fluminense, Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Santos, Internacional, Grêmio, Flamengo, Botafogo, Vasco, Atlético-MG e Cruzeiro.
O grupo já vem atuando por meio de um grupo de Whatsapp e alguns encontros. Até uma eleição já foi feita por meio do aplicativo de conversas online.
Com a presença majoritária de advogados e diretores jurídicos, a ideia é inicialmente focar na Conmebol. As pautas vão desde melhorar o retorno financeiro na participação de torneios até mudança de regras, passando também pela busca de mais poder político na organização sul-americana.
Há, porém, um veto claro: nada de política dentro da associação. Com este argumento, o ex-presidente do Atlético-PR, Mario Celso Petraglia, que faz oposição ao comando da CBF, foi vetado a participar.
O encontro desta quarta acontecerá na sede do Grêmio, em Porto Alegre.
– Nesta reunião de quarta vamos definir um estatuto, ver exatamente como a associação vai funcionar. É um momento de muita união desses clubes. Não queremos fazer campeonato, só queremos atuar em lutas que temos em comum. Neste primeiro momento, o foco maior é a parte da Libertadores. Mas há outros assuntos que vamos lutar – afirmou Lásaro Cunha, diretor jurídico do Atlético-MG.
Por Explosão Tricolor / Fonte: Folha de São Paulo / Foto: Divulgação
