E o começo de temporada do Fluminense, hein?




Camisa do Fluminense Football Club

O colunista Lindinor Larangeira analisa as lacunas do elenco do Fluminense, mercado da bola, o fim da novela Hulk e o desempenho na Copinha.

(por Lindinor Larangeira)

A frase do título era uma das marcas registradas de um dos maiores colunistas que este país produziu. Quando queria propor uma reflexão acerca de um fato, Zózimo Barroso do Amaral escrevia: “E o…, hein?” O jornalista que transformou o colunismo social, indo além das festas mais badaladas, dos salões suntuosos e do dia a dia da gente endinheirada, trazia, com sua escrita espirituosa e crítica, notas diárias sobre economia, política e esportes.

Não tenho dúvidas de que, se vivo fosse, e mesmo sendo um fanático rubro-negro, Zózimo faria o questionamento sobre o início de temporada do Tricolor.

Lacunas e o fim das “novelas” no mercado

Até o momento, apenas dois reforços foram anunciados. O elenco carece de muito mais, principalmente de um camisa 9 confiável. No caso das grandes expectativas, as notícias não são boas: a negociação por Hulk chegou a um impasse que parece definitivo devido à postura do clube mineiro, e a de Savarino acabou sem final feliz.

Porém, além do centroavante, no caso, um para ser titular e outro para ser opção de banco, dois zagueiros, um primeiro-volante “porradeiro”, mais um meia criativo e um ponta que jogue pelos dois lados do campo são necessidades urgentes para um ano de muitas e duras competições.

Quais são as opções? Existe um plano B, diretoria? Óbvio que a contratação do venezuelano seria bastante interessante. Se não é um craque, Savarino, jogador multifuncional, seria um reforço importante para o elenco. Sobre o atacante atleticano, as tratativas travaram, e agora fica a pergunta no ar: quais são os próximos alvos? Existem outros jogadores que podem ser contratados para chegar e jogar?

O que não se pode repetir é a irritante titularidade de Everaldo. A permanência dele no grupo chega a ser uma ofensa à torcida. É preciso agir com precisão e assertividade, diretoria do Fluminense. Afinal, até os belíssimos vitrais das Laranjeiras sabem das lacunas do elenco.

⚠️ PLANTÃO DO MERCADO: Últimas notícias do Fluminense [Clique aqui para ver o resumo de todas as movimentações de hoje]

Hulk e Savarino: novelas encerradas sem final feliz para o Fluminense
Foto: Atlético-MG – Botafogo

Copinha: venceu, mas não convenceu

Três vitórias, quatro gols pró e um contra, 100% de aproveitamento. Os números são de uma campanha quase perfeita na Copinha. Mas… o time não me convenceu, apesar de ter jogadores interessantes. Nas duas primeiras partidas, sufocos desnecessários, sendo que, na primeira, o time só controlou o jogo após a expulsão do goleiro do adversário. Já na última rodada, com a classificação garantida, uma equipe praticamente reserva teve uma atuação pavorosa contra um fraquíssimo Sfera.

O time tem os seus melhores momentos quando bota a bola no chão e troca passes. Porém, na maior parte do tempo, é ligação direta e seja o que Deus quiser. Muito pouco para um grupo que, mesmo muito desfalcado, ainda tem moleques talentosos como o goleiro Gustavo Félix, o zagueiro Gorgulho, o lateral Vagno, o volante Fabinho, o meia Gabriel Renan, e os atacantes Kelwin e o colombiano Palacios.

Vamos ver a evolução da molecada e do trabalho do treinador nas próximas e eliminatórias fases. Se os garotos de Xerém são o futuro, que a diretoria tenha um bom planejamento para o presente. Os erros das temporadas anteriores têm que servir de lições para a correção de rumos, pois, se “errar é humano”, persistir no erro é…

PS1: Saúde e rápida recuperação, Professor Zubeldía. PS2: Para quem quiser conhecer melhor a vida do grande Zózimo Barroso do Amaral, recomendo o

excelente livro “Enquanto houver champanhe, há esperança”, da editora Intrínseca, de autoria do craque Joaquim Ferreira dos Santos.

Veja ainda:

+ Hulk, Arias e a “Caixa-Preta”: O que há de real nas críticas da oposição ao Fluminense?

+ Fluminense fecha pacote de zagueiros para o início de 2026; confira a análise das opções

Compartilhe o artigo em suas redes sociais!

Siga o Explosão Tricolor no WhatsAppFacebookInstagram e Rede X 

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com

Avatar photo
Sobre Explosao Tricolor 56561 Artigos
Desde 2014, o Explosão Tricolor realiza cobertura jornalística diária sobre tudo que rola no Fluminense. Notícias, informações e opiniões são publicadas diariamente sobre futebol, torcida, gestão, finanças, marketing e outros temas para que a torcida tricolor fique bem abastecida de informações!