Comentaristas da Globo analisam renovação de Fernando Diniz com o Fluminense




Foto: Lucas Merçon / Fluminense F.C.



Próximo de se tornar o técnico mais longevo do Fluminense no século, Fernando Diniz renovou com o Tricolor até o fim de 2025. A extensão do vínculo – que já dura mais de dois anos, iniciado em maio de 2022 – foi anunciada após a vitória sobre o Sampaio Corrêa, na Copa do Brasil, em que o clube carioca confirmou a ida às oitavas de final. Mas o que se pode esperar deste novo ciclo?

Os comentaristas Cabral Neto e Rodrigo Coutinho destacam o voto de confiança do Tricolor no trabalho do técnico. Mesmo classificado às oitavas da Copa do Brasil e da Conmebol Libertadores, o clube vive momento instável no Brasileirão, torneio em que ocupa a 17ª colocação, na zona de rebaixamento. O Fluminense também é dono da defesa mais vazada, com 12 gols sofridos.

VEJA: Aposte no Brasileirão 2024 e concorra à R$12.000,00 por semana; saiba detalhes

— Esse talvez seja o momento mais instável de Fernando Diniz no comando técnico do Fluminense, nessa passagem atual. E renovar o contrato do treinador justamente nesse momento é uma ação corajosa e que demonstra planejamento. A real competência e capacidade de Diniz não podem ser avaliadas simplesmente por uma oscilação momentânea. A diretoria do clube passa uma mensagem importante de que o planejamento está acima de visões passageiras do futebol — opinou Cabral Neto.

A familiaridade com os métodos utilizados no cotidiano também é um ponto positivo da renovação: a cada dia, Diniz e o Fluminense se entendem melhor, o que propicia um fluxo de trabalho mais natural.

VEJA: Odds do Flu: confira as chances do Tricolor nas competições da temporada

— O Fluminense não vive um grande momento e seria cômodo para a diretoria aguardar um período de melhores atuações e mais vitórias importantes. A renovação agora reforça a crença no trabalho de Diniz, algo sempre citado pelo Mário (Bittencourt, presidente) em entrevistas. É claro que as avaliações precisam ser rotineiras e a troca de ideias sobre o crescimento ou não do time também, mas a garantia da continuidade faz com que os profissionais da comissão técnica possam ter mais segurança e confiança no que vem sendo colocado em prática no dia a dia — disse Coutinho, acrescentando:

— Seguir com um projeto tão autoral e histórico na trajetória do clube certamente aproxima o Fluminense da retomada do nível de momentos vividos em 2022 e 2023. Os caminhos são achados com mais facilidade pelo conhecimento sobre os jogadores e do próprio clube.

Somadas as duas passagens, Fernando Diniz tem 182 jogos no comando do Fluminense, com 90 vitórias, 40 empates e 52 derrotas. O treinador conquistou os títulos da Conmebol Libertadores de 2023, a Recopa Sul-Americana de 2024 e do Carioca de 2022 e 2023.

Com 756 dias, Diniz está atrás apenas da longevidade de Abel Braga. O ex-treinador alcançou 782 dias à frente do time entre 8 de junho de 2011 e 29 de julho de 2013.

— Parte da torcida pode até reclamar, mas não se faz futebol preocupado com a reação pública ou da imprensa, se faz futebol com coragem e planejamento — completou Cabral Neto.

O Fluminense volta a campo na próxima quarta-feira, 29 de maio, para encarar o Alianza Lima pela sexta rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores. O Tricolor já está classificado às oitavas de final do torneio, com o primeiro lugar do grupo A.

“Apoie o nosso trabalho e nos ajude a ampliar cada vez nossos serviços gratuitos! Há quase dez anos, o Explosão Tricolor leva ao público um jornalismo colaborativo e independente. Para continuar nosso trabalho de forma crescente, contamos com a ajuda do nosso público.”

Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor!

VEJA AINDA:

Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com