Como você escalaria o Fluminense?




Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense F.C.

Como você escalaria o Fluminense? (por Lindinor Larangeira)

Depois da tranquila vitória desta semana, pelo acachapante placar de 9×0, diante do São Paulo, o Fluminense volta a campo, na próxima quinta-feira, para enfrentar o seu mais temível adversário. O Flamengo? Não. O árbitro Raphael Claus.

Sobre a correta decisão do STJD, seria inacreditável, não fosse no Brasil, a alegação sem qualquer fundamentação de “erro de direito”. Um erro de direito que poderia beneficiar o infrator, seria algo como um batedor de carteiras cometer um furto, em plena Avenida Rio Branco, no Centro do Rio, ou na Paulista, e sair gritando: “Pega ladrão”.

Sentença perfeita, que deveria dar fim ao embuste do presidente são-paulino. Porém, a vaidade não permitiu ao mandatário do Fluminense exercer a sabedoria do silêncio. O martelo da lei foi batido e as declarações de Mário Bittencourt foram absolutamente despropositadas. Apenas serviram para manter a animosidade entre duas instituições que têm ótimo relacionamento.

Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor!

Já na escalação de Claus, o silêncio da diretoria tricolor não demonstra sabedoria: denota omissão. Por isso, é sempre bom saber a hora de falar e o momento de calar.

Falando em escalação, com tantos problemas para montar o time, Mano Menezes vai ter que exercer a sabedoria e o bom-senso, colocando uma equipe competitiva em campo.

O esquema preferido do treinador é o 4-2-3-1, que pode variar para o 4-3-3, na fase ofensiva, ou para o 4-5-1, na defensiva.

Cada torcedor tem um pouco de treinador, seu esquema e escalação preferidos. Na pele de Mano, meu time para quinta seria: Fábio, Guga, Thiago Silva, Ignácio e Diogo Barbosa; Bernal e Thiago Santos; Arias, Ganso e Nonato (Lima); Kauã Elias.

A ideia é povoar o meio campo, compactar as linhas e encurtar os espaços do jogo de toque e posse de bola do adversário. Com todos à disposição, a minha escalação ideal tem Marcelo, sem obrigações defensivas, na vaga de Diogo Barbosa. Samuel Xavier e Martinelli merecem esquentar o banco.

Creio que Mano vá nesse esquema. Mas a escalação, muito provavelmente será: Fábio, Samuel Xavier, Thiago Silva, Ignácio e Diogo Barbosa. Bernal e Martinelli. Arias, Ganso e Lima. Kauã Elias. Nada muito diferente e ele ainda tem a opção ofensiva de Marquinhos, que pode entrar no decorrer da partida.

E aí, como você escalaria o Fluminense?

PS1: Se o jogo já é difícil, com Claus no apito, então…

PS2: Atitude e organização são as chaves para uma vitória fundamental.

PS3: Perto dos 80, vida longa para o ilustre tricolor Nelson Motta.