Crise financeira do Flu, situação de Scarpa e muito mais. Confira a coletiva de Paulo Autuori!




Apresentado de forma oficial na tarde desta quinta-feira (21), no Salão Nobre das Laranjeiras, Paulo Autuori concedeu sua primeira entrevista coletiva como diretor de futebol do Fluminense. Confira na íntegra abaixo:

Chegada ao Fluminense

Paulo Autuori: Uma satisfação e orgulho poder estar vinculado a um clube da excelência e história do Fluminense. O que me fez vir para cá? Simples e objetivo: já há algum momento da minha vida profissional gosto de estar ao lado de pessoas sérias, transparentes e com ideias. Desde que estive com o presidente Pedro Abad e com Marcus Vinicius (diretor executivo do clube), senti exatamente que estava de frente para pessoas com essas características. E, mais do que isso, senti que estava de frente para uma pessoa que tem um projeto institucional, e não pessoal. Porque a maior parte das vezes vemos nos dirigentes do Brasil são projetos pessoais, e não institucionais.

Negociações com jogadores

Paulo Autuori: Gostaria de deixar muito claro que não sou diretor executivo, minha questão é parte técnica, estratégica. Qualquer tipo de negociação eu não estarei presente, faço questão disso. Minha tarefa é ter ideias, a operacionalização dessas ideias e ajudar estrategicamente a conduzir o futebol do Fluminense.

Crise financeira do Fluminense

Paulo Autuori: A crise financeira não tem a ver somente com o Fluminense e o futebol brasileiro. Tem muito a ver com nosso país. Não consigo analisar qualquer tipo de situação sem o lado antropológico, que envolve pessoas e contexto. Dentro dessa ideia só há uma maneira de sair desse ciclo vicioso que é o futebol brasileiro. Vicioso pelo seguinte: é um populismo tremendo. Dirigentes que entram no futebol com ótimas ideias, boa vontade, os resultados dentro do campo podem não aparecer de imediato, há uma cobrança por parte de torcedores e imprensa por contratação de jogadores, se envergam a isso, contratam jogadores sem a condição (financeira) necessária, sem se preocuparem com a saúde financeiras dos clubes e passam a ter problemas financeiros que repercutem em toda a cadeia. Não entendo que nenhum profissional com problemas para receber seu salário, que consequentemente trazem problemas pessoais, possam render o suficiente. Como é que se para com isso? Com coragem, com transparência, com ideias criativas e, acima de tudo, pensando no bem da instituição como um todo. Time de futebol é uma coisa. Clube é muito mais que um time de futebol. Todos nós temos que trabalhar para termos resultados, mas sem esquecer que há uma instituição ao redor disso que precisa ter um dia seguinte. Já participei de campanhas vitoriosas que culminaram com título, mas e o dia seguinte? Sem nenhuma sustentação que possa dar prosseguimento ao que foi feito de bom.



Relação com Abel Braga

Paulo Autuori: Mais do que títulos, o Abel é um campeão da vida. Por isso, tenho orgulho e satisfação de estar do lado dele. Posso ter muitos títulos, muitas faixas de campeão que possam me fazer curvar, mas nada é mais significativo do que ser um campeão da vida. Isso transcende o futebol. Mais do que isso, tenho uma amizade com Abel já há muito tempo. Espero que ambos possamos dar o nosso melhor para que o Fluminense possa atingir os objetivos a que se propõe em que consiga realizar os anseios de sua torcida, que é apresentar um futebol competitivo e de qualidade que dê vitórias e, consequentemente, títulos.

Situação de Scarpa

Paulo Autuori: A vontade que os outros clubes têm de ter o Scarpa em suas fileiras demonstra a qualidade do Fluminense. Dentro dessa ideia, o Abel já se referiu da importância de se distribuir jogadores dentro da equipe de forma em ter uma equipe competitiva. Não adiante você ter um grande jogador e não ter condições, como equipe, de potencializar esse jogador. O Abel foi muito claro da importância de, em uma possível negociação, vir jogadores que possam dar peso à equipe como um todo. O objetivo é ter uma equipe competitiva e eu estarei junto para poder contribuir nesse objetivo. Com tranquilidade, temos muitas coisas a pensar.

VEJA AINDA:

+ Fred de volta ao Flu? Pedro Abad abre o jogo sobre a possibilidade

+ Palmeiras desiste da contratação de Gustavo Scarpa, diz jornalista

+ EXCLUSIVO – Definição do adversário do Fluminense na Copa Sul-Americana dependerá da Justiça

+ Grêmio não é o único interessado na contratação de Henrique Dourado, revela portal

Por Explosão Tricolor / Foto: Divulgação

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail: explosao.tricolor@gmail.com