Deputados articulam venda do Maracanã ao Flamengo
Presidente da ALERJ lidera articulação para a venda do Maracanã ao Flamengo
Um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) mira a venda do Maracanã para o Flamengo. Nesta semana, o estádio foi incluído na lista imóveis que podem ser vendidos pelo Governo do Rio de Janeiro. De acordo com o site G1, os deputados querem utilizar o maior palco do futebol brasileiro como um importante ativo eleitoral.
Entenda os próximos passos
A inclusão do Maracanã na lista já foi aprovada pela Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio na última quarta-feira (22). O projeto ainda precisa ser votado no plenário da ALERJ.
O presidente da CCJ, o deputado Rodrigo Amorim, revelou que a ideia de vender o Maracanã surgiu de uma reunião o presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Batista. O deputado Alexandre Knoploch e o presidente da ALERJ, Rodrigo Bacellar, pré-candidato ao Governo do Rio de Janeiro, também estiveram no encontro.
– Tivemos uma reunião recente inclusive com o presidente do Flamengo no gabinete do presidente Rodrigo Bacellar. E é fundamental que o Estado dê uma destinação (ao estádio)”, afirmou Rodrigo Amorim.
Venda ao Flamengo e disputa política
A possível venda do Maracanã ao Flamengo é vista como um atalho para que o clube possa ter o seu estádio. Além disso, o prefeito Eduardo Paes perderia o trunfo de ter ajudado o Rubro-Negro na aquisição do terreno no Gasômetro para a construção de uma “casa própria”.
Eduardo Paes também deve concorrer ao Governo do Rio de Janeiro nas eleições de 2026 e enfrentar Rodrigo Bacellar na disputa eleitoral. Caso o Flamengo desista de construir o estádio no Gasômetro e compre o Maracanã, o presidente da ALERJ ganharia pontos entre os eleitores rubro-negros.
Conselheiros de Bacellar entendem que a operação seria um “gol de placa” do presidente da ALERJ, que passaria a ter o seu nome ligado ao estádio do Flamengo.
Valores da possível venda do Maracanã
Os deputados estipularam o valor da venda do Maracanã em R$ 2 bilhões. O montante é inferior ao projetado para a obra de um novo estádio no Gasômetro.
Como ficaria a concessão do Maracanã?
Atualmente, o Maracanã está concedido ao Consórcio Fla-Flu até 2044. De acordo com o projeto de lei enviado pelo governador Cláudio Castro à ALERJ, o Governo do Rio de Janeiro poderá vender imóveis públicos, inclusive os atualmente concedidos à iniciativa privada, por meio de licitação. O texto prevê que a venda pode ocorrer mesmo com o estádio ocupado, mas não descreve casos de um imóvel já concedido, como o Maracanã.
Compartilhe o artigo em suas redes sociais!
Siga o Explosão Tricolor no WhatsApp, Facebook, Instagram e Rede X
Saudações Tricolores!
E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com




