Dossiê Enderson Moreira: Conheça o novo treinador do Fluminense




O Explosão Tricolor preparou um dossiê exclusivo com o histórico da carreira do técnico Enderson Moreira, anunciado na última quinta-feira (21) como novo treinador do Fluminense.

Formado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais, entrou no mundo do futebol como preparador físico do América Mineiro em 1995, onde se tornou treinador no ano seguinte. Passou pelo Atlético-MG e foi campeão da Copa SP de Juniores pelo Cruzeiro em 2007. Estreou na equipe profissional do Ipatinga nas últimas sete partidas da equipe no Campeonato Brasileiro de 2008, teve um rendimento de 33,3% onde obteve 2 vitórias, 1 empate e 4 derrotas. O que não foi suficiente para livrar a equipe do rebaixamento. Voltou a trabalhar em equipes de base do América Mineiro, Atlético Paranaense e o Inter B, onde esteve por 6 partidas no Gauchão de 2011 e foi demitido com um aproveitamento razoável. Foram 3 vitórias, 1 empate e duas derrotas, conseguindo um aproveitamento de 66,67%.

545454No dia 21 de março de 2011, Enderson Moreira se torna auxiliar técnico permanente do Fluminense, mas apenas 3 dias depois teve de assumir a equipe, na partida contra o América do México pela Copa Libertadores da América de 2011. Dirigiu interinamente até a chegada do técnico Abel Braga, e obteve um rendimento de quase 64%. Em 12 oportunidades o treinador conseguiu 7 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. O técnico passou por diversas emoções neste curto período, onde conseguiu uma virada épica sobre o América-MEX, quando o Fluminense perdia por 2×0 e ainda saiu vitorioso de uma verdadeira guerra contra os Argentinos Juniors, conseguindo então a classificação para as oitavas de final. Nas oitavas, o treinador conseguiu uma vitória por 3 a 1 sobre o Libertad e levou certa vantagem para o jogo no Defensores del Chaco, porém, a vantagem não foi suficiente, o Fluminense foi eliminado sofrendo uma goleada por 3×0.

O curioso é que, Enderson Moreira entregou a equipe naquela situação nas mesmas condições em que recebe hoje. Uma vitória e uma derrota no campeonato Brasileiro.

4964797Após saída do Fluminense, Enderson voltaria a trabalhar no dia 28 de setembro de 2011, quando assumiu o Goiás. No esmeraldino Enderson ganhou destaque nacional, onde dirigiu a equipe goiana por 151 jogos, somando 85 vitórias, 35 empates e 31 derrotas, com um aproveitamento de 64%. Enderson ficou no Goiás até dezembro de 2013, tendo conquistado dois Campeonatos Goianos (2011 e 2013) e um Campeonato Brasileiro da Série B (2012).Untitled-3

Bem-sucedido no Goiás, Enderson virou alvo de grandes clubes brasileiros. O Gremio foi o seu destino, onde substituiu o técnico Renato Gaúcho. Todos esperavam um grande trabalho do treinador, mas não foi o que aconteceu. Enderson chegou em janeiro de 2014, mas só permaneceu até julho do mesmo ano, quando foi demitido da equipe gaúcha. O técnico obteve aproveitamento de 62,8%, em 36 jogos, com 19 vitórias 10 empates e 7 derrotas. Começava no Grêmio a rotina de demissões do treinador.

484877Depois de desempenho regular no Grêmio, em 3 de setembro de 2014 chegou ao Santos com contrato até dezembro de 2015. Concluiu o Campeonato Brasileiro de 2014 na nona posição. Seis meses depois, em 5 de março de 2015, deixou o cargo em comum acordo com o clube. Insatisfação com pedidos negados de contratações, direitos de imagem em atraso e polêmicas com jogadores da base, como “Gabigol” marcaram a passagem do treinador. Com 56,9% de aproveitamento, Enderson Moreira teve, pelo Santos 16 vitórias, 5 empates e 9 derrotas.

Untitled-3

Apenas 11 dias depois de deixar o Santos, assumiu o comando técnico do Atlético-PR, em 16 de março. Portanto, em pouco mais de um mês, oitos jogos onde conquistou apenas 50% de aproveitamento, foram 3 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. Então, Enderson Moreira foi demitido do Atlético Paranaense. O treinador foi pego de surpresa após a demissão, uma vez que o seu trabalho estava apenas começando. O Atlético Paranaense não divulgou o real motivo par a demissão do técnico.

Por Explosão Tricolor / Fonte dos dados: Wikipédia

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook