Joaquín Lavega e Gabriel Fuentes

Duas boas observações do Zubeldía no Fluminense
(por Vinicius Toledo)
Fala, galera tricolor! Tudo tranquilo? Papo rápido sobre uma matéria interessante que saiu no portal Globo Esporte sobre dois jogadores do Fluminense: Joaquín Lavega e Gabriel Fuentes.
Segundo o GE, a comissão técnica passou a considerar o atacante Lavega como opção para atuar como ala-esquerdo por conta do histórico do próprio jogador. No River Plate, do Uruguai, o jovem atuou com ala dentro de uma formação com três zagueiros. Sendo assim, ele se sente mais à vontade para ajudar na construção de jogadas e ainda contribui na parte defensiva.
Achei interessante essa novidade sobre o Joaquín Lavega, porém, é importante saber que existem algumas pequenas diferenças entre lateral e ala. Enquanto o lateral tem uma obrigação defensiva maior, o ala tem uma liberdade ofensiva maior. Portanto, essa mudança requer muitos treinos mesmo, porém, não me surpreenderá se o Luis Zubeldía apresentar alguma mudança tática logo após o retorno do período da data FIFA ou nas semifinais da Copa do Brasil.

Já o Gabriel Fuentes perdeu espaço justamente por conta de uma questão muito apontada por mim e muitos outros tricolores: o pouco poder de marcação. A comissão técnica está fazendo um trabalho com o lateral-esquerdo colombiano para corrigir os seus respectivos problemas defensivos.
Vamos aguardar, mas, de qualquer forma, achei legal saber desse trabalho realizado pela comissão técnica do Luis Zubeldía. Se vai dar certo ou não, só o tempo dirá, mas o argentino é bom saber que ele está metendo a mão na massa. Eu valorizo isso.

Forte abraço e ST

Seja o primeiro a comentar