Amistoso contra o Fluminense marcou a despedida de Maradona do Barcelona
Nesta quinta-feira (25), o futebol perdeu um dos maiores jogadores de sua história: Diego Armando Maradona. Em 1984, em um torneio amistoso realizado nos Estados Unidos, “El Pibe”, em sua última partida pelo Barcelona, enfrentou o Fluminense, que havia conquistado o Campeonato Brasileiro daquele ano poucos dias antes. O Tricolor e os Cúles empataram por 2 a 2 no tempo normal, mas os espanhóis ficaram com o terceiro lugar após vencerem nos pênaltis.
A fim de atrair um público maior para o futebol, o New York Cosmos convidou a Udinese, da Itália, o Barcelona, da Espanha, e o Fluminense para disputarem um torneio de três jogos. Em uma das semifinais, o Tricolor, que havia se consagrado campeão brasileiro um dia antes, foi derrotado nos pênaltis após empatar por 1 a 1 com os italianos. Na outra semifinal, os americanos bateram os espanhois. Assim, o terceiro lugar do torneio foi disputado entre o Fluminense, de Romerito, e o Barcelona, de Diego Maradona.
Um público de 40 mil pessoas esteve presente no Giants Stadium para presenciar o empate por 2 a 2 entre as duas equipes. Sem poder contar com Paulo Victor, Jandir, Deley, Tato e Assis, que estavam a serviço da Seleção Brasileira, o papel de protagonista foi assumido pelo ídolo Romerito. Aos 10 minutos do segundo tempo, quando o placar estava 1 a 1, Maradona deu a assistência do gol de desempate dos Cúles. Mas, dois minutos mais tarde, o Fluminense igualou o placar com Romerito em cobrança de pênalti. O paraguaio já havia participado do primeiro gol tricolor.
Após dois tempos de prorrogação sem gols, a partida foi para os pênaltis. Por 5 a 4, o Barcelona bateu o Fluminense e, assim, se despediu de Maradona. O camisa 10 chegou a ensaiar “La Mano de Dios” que dois anos depois viria a dar o título da Copa do Mundo de 1986 para a Argentina, mas o juiz anulou o tento.
Depois da enfrentar o Fluminense, “El Pibe” foi jogar no Napoli. Pelos napolitanos, conquistou duas vezes o Campeonato Italiano, uma Copa da Itália e uma Copa da UEFA, atual Liga Europa.
Confira os gols da partida em vídeo do canal FluDigital no Youtube:
Ficha técnica de Fluminense 2 x 2 Barcelona:
Fluminense: Ricardo Lopes; Aldo, Duílio, Vica e Branco; Leomir, Renê e Romerito; Wilsinho, Washington e Paulinho. Técnico: Carlos Alberto Parreira.
Barcelona: Amador; Oswaldo, Migueli, Valor e Leiva; Olmo, Estella, Husillos e Maradona; Clos e “Mágico” González. Técnico: César Luis Menotti (Argentina).
Público: 40 mil presentes
Árbitro: Robert Evans (EUA).
Gols: Estella (27’/1ºT); Paulinho (44’/1ºT); Mágico González (10’/2ºT); Romerito (12’/2ºT).
Pênaltis: Barcelona 5 x 4 Fluminense.
Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!
Por Explosão Tricolor / Fonte: Lance!
E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com

1 Trackback / Pingback